terça-feira, 28 de fevereiro de 2006

As Ordenanças e as Milícias em Portugal

Apesar de já ter adquirido este livro em Novembro, ainda se encontrava no prelo, vários "complementos e aditamentos" do seu autor fizeram com que só agora chegasse. É o exemplar n.º 179, rubricado pelo autor.
Sob pena de ser fastidioso nos meus considerandos sobre estas temáticas que me fervilham pelas veias, apenas referir que se trata de um trabalho (para já, o Volume I, com 1095 páginas), que, entre outros dados sobre o tema, elenca os nomes das personalidades que integraram as Companhias de Ordenanças e as Milícias em Portugal num período compreendido entre 1756 e 1833.
Das Ordenanças que, no concelho de Arouca, se dividem em Alvarenga, Arouca e Fermedo, contam-se cerca de 27 nomes, nas categorias de Capitães e Sargentos-Mores.
A integrar o Regimento de Milícias de Arouca, elencam-se 171 personalidades, nas categorias de Coronel, Tenente Coronel, Sargento, Capitão, Alferes, entre outras.
Um dias destes, escrevo um post sobre o Regimento de Milícias de Arouca. Trata-se de um facto importante da nossa história, sobre o qual, entre nós, apenas Simões Júnior escreveu três ou quatro parágrafos.
Mas, por ora, cabe acrescentar, actualizar e rectificar dados em "Rossas - Inventário Natural, Patrimonial e Sociológico" e acrescentar algumas datas em "A História de Arouca em Datas".

Mais informações sobre o assunto aqui!

3 comentários:

Anónimo disse...

Bem haja pelo seu contributo para a divulgação e conhecimento sobre a história de Arouca e todos os seus problemas e actualidade, dado sempre com a pertinência devida.
Gostava de saber se as prometidas linhas sobre o regimento de Mílicias de Arouca sempre foi publicado, e quem são de facto as personalidades de que fala o livro.
Procurei mas não encontrei (as linhas), e qual não foi o meu espanto ao verificar que deu por encerrado este blog. Espero que os conteúdos aqui publicados não se percam, e que os possamos consultar aqui ou noutro lugar, da mesma maneira que até agora.
Já agora gostava de saber onde se podem adquirir os livros cujas capas aparecem no post de 22 de Março de 2006.
Obrigado por todo o conhecimento que partilhou neste blog.
A. V. Alves (avalves@gmail.com)

António Brandão de Pinho disse...

Quanto ao Regimento de Mílicias de Arouca, de que não cheguei a escrever as prometidas linhas, posso ceder-lhe cópias das páginas referentes a Arouca.
Quantos aos livros cujas capas aparecem no post de 22 de Março de 2006, ainda não deram à estampa.
"Rossas - Inventário Natural, Patrimonial e Sociológico", tenciono apresenta-lo dia 22 de Agosto de 2008, dia em que passam 20 anos após o falecimento de Dom Domingos de Pinho Brandão.
"A História de Arouca em Datas", dada a sua especificidade, ainda tem muitas fontes onde beber e a falta de tempo não tem ajudado nada.

Um abraço.
A.J.Brandão de Pinho

Anónimo disse...

Obrigado pela disponibilidade, mas acabei também por encomendar o livro.
Quanto aos outros, espero que não perca o entusiamo, e arranje tempo para os pôr cá fora.
A. V. Alves (avalves@gmail.com)