quarta-feira, 1 de fevereiro de 2006

Recuperar e divulgar o património megalítico

Recentemente a autarquia de Sever do Vouga adquiriu os terrenos da Anta da Cerqueira por dois mil euros, de forma a isolar a área. Um processo que pretende repetir em relação a outros espaços.
Preservar o vasto património megalítico do concelho é o objectivo do "Museu do Passado", uma candidatura ao Programa Leader +, que se encontra em fase de execução. O projecto, que visa a recuperação dos espaços naturais com expressão megalítica, encontra-se na fase de ecomusealização da paisagem, uma nova vertente cultural que transforma áreas de interesse histórico e cultural em museus ao ar livre.

Como é sabido, em Arouca, «os monumentos funerários estendem-se por diversas áreas do concelho. Uns foram espoliados por caçadores de tesouros, sem respeito pela História nem pelas regras científicas no trato dos achados arqueológicos, primeiro passo no desprezo para com a identidade e a cultura; outros foram destruídos pela ignorância»; outros porém, dos muitos que restam, mereceram estudo científico e estão hoje trabalhados, inventariados e publicados em livro e na chamada Carta Arqueológica.
No entanto, como se sabe, e quem conhece alguns destes monumentos, facilmente se apercebe, após serem trabalhados e deles ter sido retirado o espólio possível, foram deixados completamente ao abandono… Pelo que, estava aqui uma boa oportunidade a ser aproveitada, nomeadamente, por esta Câmara que já deu provas de estar sensível a estas questões, e nelas vê potencial para afirmar Arouca.
Na oportunidade, lembrar ainda que daquele património inestimável pouco se sabe e, tão pouco, onde e como pára. Pelo que, um espaço para que «tenha uma exposição condigna, a fim de permitir o estudo de uns e a sensibilização dos restantes», há muito que se justifica.

Sem comentários: