domingo, 5 de fevereiro de 2006

Como vi esta publicidade...

Passei de carro e ficou-me a sensação de ter visto algo que já me era familiar... Terá sido a cerveja?
No dia seguinte fui reparando nos postos habituais de publicidade e... eis que volto a confrontar-me com o cartaz. Parei!.... Estranhei!... Lá está! Exactamente! Senti-me familiarizado! O fundo do cartaz é-me, realmente, familiar.
Então e o primeiro plano? O primeiro plano não me chamou tanto à atenção como o segundo plano.
Aí está! A história a vir ao de cima nos momentos mais importantes. Neste caso, quando a concorrência é desenfreada! Já são tantas, que nem conseguimos saber de que marca é certo nome de cerveja. Será que a alusão tem implicita a estratégia da reconquista? Bom! Se a "Sagres" utiliza o Mosteiro de Cristo em Tomar, onde se sediou a Ordem dos Templários, depois Ordem de Cristo, temos acesa contenda...
Mas, de facto, o que me chamou à atenção foi a imagem de fundo - O Mosteiro de Leça do Balio. Quantas manhãs a olhar para aquelas pedras?

Foi neste Mosteiro que se sediou a Ordem dos Hospitalários ou de Malta, como é mais conhecida, quando entrou em Portugal, ficando conhecido como a casa mãe dos Cavaleiros Hospitalários. Apesar de actualmente se encontrar quase despido de recheio, à excepção de algumas dezenas de "urnas em pedra" e da campa de Frei Estevão Vasques, vale a pena fazer-lhe uma visita. Se mais não fôr, pela arquitectura do edifício e toda a sua envolvência.

Para quem tiver mais interesse numa perspectiva mais familiar, relacionada com a vida da "nossa" Rainha Santa Mafalda, também foram muitas as suas presenças neste local, fortes as relações que manteve com esta Ordem com doações e concessões recíprocas. De resto, há uma parte da vida da Beata Mafalda, que os locais tomam como sua ou em suas terras - a fase em que regressou de Espanha, após o fracasso do enlace matrimonial - onde se terá instalado nas imediações e sob a protecção do Mosteiro de Leça do Balio. Há ainda algumas teses que sustentam que Dona Mafalda estaria a regressar daqui quando "deu o seu derradeiro suspiro" perto da Casa de Freiras de Rio Tinto.
Para quem não gostar de história, na contiguidade há um parque agradável em parte daquelas que foram as propriedades do Mosteiro.
Ah! Para quem não conhece, esta "animação", para além de ter invertido o Mosteiro, está muito à frente de corresponder ao cenário real e à sua pacatez. Não existem aquelas edificações ao seu redor. Mas, enfim, a isso o obriga a "estratégia da reconquista". Qual Cavalo de Tróia cidade adentro...
.
Porra! Isto é como as cerejas: atrás duma vêm as outras... Coitado do leitor do "meu rumo"! Que seca, dirá ele! Até a propósito de um simples cartaz publicitário...

Sem comentários: