quarta-feira, 22 de fevereiro de 2006

Há precisamente 281 anos...

...deflagrava um incêndio de grandes proporções no Convento de Arouca. Ter-se-á tratado do maior dos incêndios que deflagraram no Convento e, dessa forma, o que mais contribuiu para que o edificio com que hoje nos deparamos seja, na sua grande parte, obra do século XVIII.
Por uma alegada intervenção divina, a Igreja do Mosteiro, tal como hoje a conheçemos, foi poupada das chamas. Passavam apenas 7 anos da mesma ter sido benzida, depois de um prolongado restauro que a levantou da ruína a que se reduziu em 1704.
Em 1781 era lançada a primeira pedra do Dormitório do Convento, lado voltado a Oeste ou ao Terreiro, conforme se pode ler na inscrição, gravada em cartela que semelha um papel a desenrolar-se, existente nos claustros. Em 1785 estavam concluídas as obras.
Escavações arqueológicas recentes, encetadas no lado sul, puseram a descoberto ruínas cobertas por cerca de 10cm de cinzas e detritos de telha, que se estendem para sul até ao pequeno ribeiro que atravessa dentro da Cerca, denunciando que para esse lado se estendia a primitiva edificação.

Sem comentários: