sexta-feira, 27 de janeiro de 2006

"Não se consegue agradar a gregos e a troianos"

E é tanto mais assim, quando, tão pouco, nem se procura fazê-lo.
Bom! Antes de mais, dizer que, por vezes, se usa dizer "Não se pode agradar a gregos e a troianos", mas é incorrecto dizê-lo, porque é possivel fazê-lo. Possivel é, e muitos tentam fazê-lo. Mas, mais tarde ou mais cedo, torna-se claro que o não conseguem por muito tempo. Daí que, seja mais correcto dizer que "Não se consegue agradar a gregos e a troianos". Mas, enfim! São as minhas divagações do costume! Vamos ao que aqui me traz.
Porventura, incorro num dos meus apontados defeitos e estarei a dar importância a uma coisa que, manifestamente, a não tem. Contudo, dada a minha propensão para falar de coisas da minha terra e, também assim, da suas gentes, entendo dever dar, ainda que minima, alguma importância às criticas que a esse respeito me são feitas, ainda que, quase sempre, de trás do arbusto. O que, de resto, tem uma leitura e um nome.
Confesso que jamais pretendi ou pretendo ferir as susceptibilidades de alguém injustamente. Quando o faço (ferir susceptibilidades), e julgo que o faço algumas vezes, já a montante se deu a razão para o fazer. E, por isso, aí sustento a justiça das susceptibilidades que eventualmente possa ferir. De resto, jamais o faria se não tivesse como o sustentar.
Normalmente, participo em fóruns na internet, onde dou a cara e assumo aquilo que digo, e, há uns tempos para cá, alimento este "meu rumo" sem qualquer pejo em que o mesmo se transforme, mormente os primeiros post's num pequeno Bigbrother sobre alguns aspectos da minha vida pessoal. Lá diz o ditado que
quem não deve não teme!
Mas, como diz outro ditado: quem anda à chuva molha-se! Pelo que, de vez em quando, lá vai aparecendo alguém com coragem (ou não!) para dizer ou indiciar coisas que, lá fora ou cá dentro, o carácter(ou falta dele) e a falta de fundamento, não lhe permite dizer.
Assim, e contráriamente ao que possa parecer, deixo recado de que estimo muito aqueles que, dando a cara, me vão fazendo criticas justas, concretas e sustentadas. Vejo nisso escola!
Contudo, até hoje, poucas vezes tive esse privilégio. Mas, que as há, há!
.
.
.
O mundo não é assim tão pequeno! Mas, a maldade também não pode ser assim tão grande!
.
Apesar de ter dito o contrário ao Administrador do Arouca.biz, o facto é que o mundo não é assim tão pequeno!
Por volta do meio-dia de ontem, Domingo 8 de Janeiro, inscreveu-se como novo membro no fórum do Arouca.biz, "ajpinho". E, não sei porquê, talvez por uma velha, alegada e caracteristica mania da perseguição, cheira-me a confusão ou má intenção.
Sem me querer arrogar à propriedade de nomes que se confundam com o meu, o que é facto é que aparecer um "ajpinho" numa comunidade tão pequena como é a do fórum do Arouca.biz, não deixa de ser uma grande coincidência. Tanto mais, quando em Arouca, o nome mais parecido com o meu é António Jorge de Almeida Pinho e, não se trata desse. Podia, mas não se trata!
Mesmo sendo pouco conhecido e não tendo pretensões a sê-lo mais, pelo menos a curto prazo, chamo-me António Jorge Brandão de Pinho, uso assinar A. J. Brandão de Pinho há muito tempo a esta parte e, participo com alguma regularidade no fórum do Arouca.biz com um nick name que corresponde ao meu verdadeiro nome - António Jorge - o que, para muitos também não é fácil. Ter coragem para dar a conhecer o que se pensa, dando trunfos ao adversário (se é que o há), não é para qualquer um!
A participação daquele novo membro (e não sei o que vai e como vai escrever) mesmo que não seja mal intecionada, provocará alguns mal entendidos entre os poucos que me conheçem. Pelo que, se assim suceder, será um desafio interessante ter que salvaguardar a minha imagem e bom nome. Confesso que até gosto dessas coisas! Dão-nos um enorme traquejo para a vida lá de fora, onde eles aparecem mais medrosos...
Pese embora, cada um seja livre de usar o nome que bem entender e, nomeadamente o próprio, se for o caso, o certo é que a boa-fé não permitirá que um e outro se confunda, porque de contrário está tudo dito!
Contudo, tenho para mim que o mundo não é assim tão pequeno! E, até desconfio que esse tal "ajpinho" passa por aqui. Será uma pessoa que se diz minha amiga, mas, pouco corajosa e muito fraca! Mas, a ver vamos o que nos traz este meu homónimo!
Nas sábias palavras de Paulo Geraldo: «...Poderíamos dar ouvidos ao medíocre que quer instalar-se em nós (ou à mediocridade que os outros nos querem atribuir). E evitar, por medo e preguiça, as dificuldades, as complicações, o sonho. Mas "evitar o perigo não é, a longo prazo, tão seguro quanto expor-se ao perigo. A vida é uma aventura ousada ou, então, não é nada".».
Uma coisa é certa, no momento de associar o nome à careta, nenhuma confusão existirá!
__________________
Será que o "ajpinho" passou por aqui? Apesar de ser ter registado (n.º131) no fórum, o certo é que ainda não consta da lista de membros. Afinal, o mundo parece não ser assim tão pequeno!

2 comentários:

frank disse...

Se tivesses permitido os "comments" mais cedo, talvez tivesses tido mais "fregueses".


Cumprimentos.

a disse...

Subscrevo. O A.J. . O Frank ainda vai ter que esperar.:p