domingo, 8 de março de 2009

Património esquecido e desvalorizado...

Antigo Portal do Terreiro de Santa Mafalda
.
















Desmontado e removido em 22.V.1924, para facilitar o acesso, o antigo e belo Portal que servia o Terreiro do Convento de Arouca, permanece insensível às forças locais, que parecem não ver na sua reimplantação um bom contributo para a valorização patrimonial das imediações do Convento, mas também da própria vila.
Pessoalmente, e como adepto que sou do condicionamento do acesso automóvel àquele Terreiro, defendo que a reimplantação no seu local original, para além do mais, muito poderia contribuir para esse desiderato que tem cada vez mais adeptos, nomeadamente, depois da criação de espaços alternativos e mais apropriados para estacionamento na vila.
Quando já há mesmo quem defenda o condicionamento do trânsito na Avenida 25 de Abril entre a Rotunda e os Paços do Concelho, talvez já fosse um bom contributo condicionar o acesso ao Terreiro de Santa Mafalda. E este (condicionamento) com aquela (reimplantação), dois coelhos de uma cajadada só!

Oxalá as verbas do Mini-Programa Polis, que se propõe «ajudar a melhorar a imagem do Norte», com que Arouca foi contemplada recentemente, cheguem para esta pequena grande obra e, já agora, permita limpar e recuperar toda a Cerca do Convento.

Post scriptum - As peças mais trabalhadas do antigo Portal, como sejam o brasão e medalhões de S. Pedro e S. Paulo, encontram-se nos Claustros; as menos trabalhadas, encontram-se junto à Cerca, na parte que delimita com o Campo de Jogos.

Sem comentários: