quarta-feira, 25 de março de 2009

ESTA SEMANA NA HISTÓRIA DE AROUCA (XIII)

1936.III.29 – Alfredo Ferreira Peres, natural de Arouca, toma posse como Governador Civil de Aveiro.
.
1937.III.28 – É inaugurada, na então Rua do Beco, na vila de Arouca, a “Taberna Testinha” por Alberto Teixeira da Rocha e Amélia Gomes Leite.
.
1938.III.27 – Foi inaugurada a energia eléctrica no vale de Arouca.
.
1957.III.23 – O Bispo do Porto, Dom Florentino de Andrade e Silva, visita a freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Rossas.
.
1981.III.27 – É constituída a Associação Recreativa e Cultural de São Miguel de Canelas.
.
1989.III.23 – É constituído o Centro Cultural e Recreativo de São Martinho da Espiunca.
.
1991.III.23 – Realiza-se o I Encontro de Associações de Arouca.
.
2003.III.23 – É inaugurado o Centro Paroquial de Mansores, numa cerimónia presidida pelo Reverendíssimo Dom Armindo Lopes Coelho, Bispo do Porto.
.
2006.III.25 – É inaugurado, na rotunda de Alhavaite, um Monumento ao Lavrador. Trata-se dum conjunto escultório em bronze, enquadrado por uma construção cénica rural.
Foi um projecto idealizado pela Cooperativa Agrícola de Arouca (que este ano comemora o seu 62º aniversário) e que mereceu o apoio financeiro e logístico da Câmara Municipal de Arouca.
Foi autor do monumento o escultor Laureano Ribatua.
Presidiu à cerimónia de inauguração o Ministro da Agricultura, Jaime Silva.
.
2008.III.25 – Dá-se o falecimento da jovem Nádia Oliveira num trágico acidente de viação. Era filha de Fernando Correia Oliveira e Isilda Pinho Brandão Garrido, natural de Várzea e residente com sua família em Rossas. Seguiram-se dias de grande consternação e revolta na comunidade arouquense que nutria muito carinho por esta filha da terra, dotada de uma voz que ficará imortalizada em diversos registos.

Sem comentários: