terça-feira, 4 de novembro de 2008

Nova Democracia aplaude declarações de Miguel Cadilhe

1. O Partido da Nova Democracia manifesta concordância com a posição tomada pelo Prof. Miguel Cadilhe, a propósito da intervenção anunciada pelo governo, no BPN. Recordamos que a Nova Democracia foi o único partido político, a pronunciar-se contra a decisão de nacionalização deste Banco, contrariando o estranho unanimismo que juntou o Bloco de Esquerda, o PCP, o PSD e o CDS.
2. Para a Nova Democracia a corajosa, e séria, declaração do Prof. Miguel Cadilhe vem demonstrar, que a intervenção do governo pode esconder outras intenções bem distintas das anunciadas.
3. Não deixa de ser curioso que após as denúncias anteriormente feitas pelo Presidente do BPN, o governo tenha procurado desviar as atenções de todas as irregularidades cometidas e denunciadas. Acreditamos que o governo sabe bem mais do que aquilo que está a dizer aos portugueses. Afinal que razões podem existir para que ninguém tenha actuado até hoje, quando desde 2003 há suspeitas públicas de fraudes no BPN?
Será que os beneficiários dessas fraudes compraram o silêncio das autoridades portuguesas e dos partidos? Porque razão os bens dos antigos administradores do BPN, não são objecto de arresto? Porque razão se mantém um manto de silêncio, em relação a quantos impunemente conduziram o BPN à situação em que se encontra?
4. Para a Nova Democracia não há mais lugar para que o actual Governador do Banco de Portugal continue em funções. A sua incompetência é total e o Estado deverá responsabilizá-lo pelo facto de não ter actuado quando devia. É bom lembrar que os factos agora comentados, já tinham sido objecto de denúncia anterior e se o Banco de Portugal não actuou é porque não quis ou não soube. Num como noutro caso, não tem desculpa.
5. Estamos convictos que o dossier BPN pode ser a ponta de um imenso iceberg de corrupção em Portugal, pelo que será inadmissível que se branqueie a situação com a presença do Estado neste Banco privado. Se os impostos dos portugueses vão ser usados para "salvar" o BPN é necessário que nos informem sobre a extensão dos negócios do Banco e da sua Companhia de Seguros, mesmo que isso envolva pessoas altamente colocadas dentro e fora de Portugal.
Haja coragem e desenvolva - se uma ampla Operação Mãos Limpas em relação ao BPN. Se a culpa uma vez mais morrer solteira, os portugueses têm todo o direito em não acreditar mais no actual regime.O Partido da Nova Democracia

Sem comentários: