sábado, 22 de novembro de 2008

Arrematações à Fazenda Nacional de Foros e Bens que pertenceram à Extinta Comenda de Rossas

Está concluído mais um capítulo de "Rossas - Inventário Natural, Patrimonial e Sociológico". Nas últimas semanas, à falta de sumário que encurtasse a pesquisa, folheei algumas centenas de páginas dos Livros de Arrematações guardados na Torre do Tombo, com o objectivo de averiguar os registos e elaborar uma listagem de todas as Arrematações feitas à Fazenda Nacional de Foros e Bens que pertenceram à extinta Comenda de Rossas da Ordem de Malta.
.
Para além de muitas outras informações preciosas e curiosas, é agora possível saber quais os bens pertencentes à extinta Comenda de Rossas que, em 1834, incorporaram a Fazenda Nacional por força da extinção das Ordens Religiosas existentes em Portugal. É impressionante a quantidade de géneros que entrava anualmente na adega, palheiro, celeiro e arrecadações da Casa da Comenda, resultante do pagamento dos foros que incidiam sobre as propriedades existentes em Rossas.
É igualmente possível saber quem passou a ser senhorio Directo dos foros e o rumo que tomaram aqueles bens quando, entre 1859 e 1865, foram a hasta pública.
.
Imagem: pintura de Jan de Heem's,
apanhada no Abrupto

Sem comentários: