quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Celebração da Padroeira Senhora da Conceição

Num aparente contra-senso, os portugueses, nomeadamente aqueles que fazem questão de afirmar a sua laicidade, celebram hoje - a menos que não gozem o dito feriado - a Nossa Senhora da Conceição. E assim sucede, pelo menos, desde 1646, ano em que o rei Restaurador D. João IV declarou e coroou Nossa Senhora Rainha e Padroeira de Portugal, para todo o sempre. Facto que a história mais recente e os ventos de laicidade não ousaram denegar ou sequer questionar. Aspectos relevantes e estruturantes da nossa história não se dissociam da história da Igreja em Portugal. É também este aspecto que hoje se celebra.
Em cumprimento das determinações daquele mesmo soberano, expedidas a todo o país, muitas paróquias acabaram por "eleger" Nossa Senhora da Conceição sua Padroeira e Protectora. Assim sucedeu na paróquia de Rossas e meu torrão natal, até então dita de Santa Maria de Rossas, que ainda hoje, pese embora na sua conotação e vertente mais religiosa, faz questão e gosto na Sua celebração.
A comemoração religiosa da Imaculada Conceição, que já então se celebrava a 8 de Dezembro, foi considerada festa universal por Sisto IV em 1476, mas, entre nós, já em meados do século anterior o bispo de Coimbra Dom Raimundo, ordenava a comemoração da Imaculada Conceição, na forma como já se vinha a comemorar em várias localidades do país.

Sem comentários: