segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

FUNDAÇÃO DR. LUÍS AGUIAR SOARES

No passado dia 20 do corrente, dia em que o Dr. Luís Aguiar Soares completaria 70 anos de idade, e correspondendo àquela que era a vontade do extinto médico, foi instituida pelos seus herdeiros a FUNDAÇÃO DR. LUÍS AGUIAR SOARES, que terá a sua sede na Casa do Paço de Rôge, no concelho de Vale de Cambra, donde prosseguirá fins de carácter científico, cultural, de beneficiência e de solidariedade social, num âmbito geográfico de actuação que privilegiará, na sua fase inicial, os concelhos de Arouca (onde nasceu o Dr. Luís Aguiar Soares e exerceu a sua actividade profissional) e Vale de Cambra (onde viveu e desenvolveu grande parte da sua intervenção cívica e comunitária).
As acções a desenvolver pela Fundação privilegiarão, nos seus diversos âmbitos, a realização, promoção e/ou patrocínio de acções que contribuam para o desenvolvimento de políticas e intervenções sustentáveis com vista ao desenvolvimento da saúde e bem-estar na comunidade em que se insere, bem como o desenvolvimento de iniciativas na área da saúde comunitária e saúde pública, nas suas mais diversas vertentes.
Nestas, incluir-se-ão o desenvolvimento de actividades que contribuam para a valorização e divulgação da cultura portuguesa, a promoção de estilos de vida saudáveis, a promoção de realizações de solidariedade social e de apoio e fomento da educação ambiental, assim como o apoio a entidades com fins humanitários.
.
Dr. Luís Aguiar Soares, nasceu no dia 20.XII.1940, na Casa de Sinja, na freguesia de Rossas, concelho de Arouca, sendo o terceiro dos cinco filhos de José Soares Júnior e Maria Rosa de Pinho Aguiar. Tal como todos os seus irmãos era afilhado do Pe. Luís de Almeida Aguiar, que paroquiou a freguesia de Rossas entre 1911 e 1946.
Tirou o curso de Medicina na Universidade do Porto, onde foi um aluno “brilhante”, e, concluída a licenciatura, rumou a Angola, onde assumiu as funções de assistente universitário na Universidade de Luanda.
Para casar retomou as origens do padrinho e maternas de Macieira de Cambra, onde teve quatro filhos: Pedro Aguiar Soares, Paulo Aguiar Soares, Miguel Aguiar Soares e André David Aguiar Soares.
Faleceu no dia 30 de Abril do corrente ano, em Macieira de Cambra.

Sem comentários: