sábado, 18 de dezembro de 2010

Ligação Arouca/Feira para o fundo da gaveta!

Segundo a edição online do Jornal Roda Viva, o presidente da Câmara Municipal de Arouca, talvez aquele que mais desejava o arranque da 2.ª Fase da ligação Arouca/Feira, porque a elegeu como mãe de todas as obras e cartaz de campanha, admitiu esta semana o fracasso das diligências e, também assim, o não arranque das obras a curto/médio prazo.
Apesar de todas as promessas - a ter para o futuro como meras promessas de circunstância - de secretários de estado, ministros e até do primeiro-ministro José Sócrates, que se deslocou a Arouca prometer a conclusão da obra que faria justiça aos arouquenses, sabe-se agora que, a desculpa da crise económica e financeira do país, deixou de haver vontade política em arrancar com a 2.ª Fase da Ligação Arouca/Feira.
Ao mesmo passo que os políticos se descredibilizam pelo que dizem, são e fazem, as expectativas - legitimas e fundadas expectativas dos arouquenses, incluindo do próprio presidente da Câmara - saiem frustradas, colocando os arouquenses na situação de credores no deve e haver politico.
E no que toca à política, quem joga as suas peças, são aqueles que nos representam, dizem representar ou pretendem representar! É destes que, sem notório interesse partidário - porque em causa está aquele que deveria ser o seu primeiro partido -, se esperam agora atitudes e acções concretas, por um lado, no sentido de assacar, com responsabilidade e sem demagogia, as responsabilidades políticas por este incumprimento às promessas; por outro, no sentido de conseguir e estabelecer compromissos sérios quanto à recuperação deste processo do fundo da gaveta para onde foi atirado!
.
Ao contrário de uma aparente maioria, continuo sem conseguir culpar o actual presidente da Câmara Municipal de Arouca, Eng.º Artur Neves, por este desfecho! É certo que, antes de qualquer arouquense e em nome de todos, era e é ao presidente da Câmara que compete fazer tudo por esta obra, tanto mais quando com isso se comprometeu, mas, acho que ninguém poderá dizer que não o fez. Acho que ninguém poderá dizer que não procurou compromissos sérios de políticos e governantes e que procurou fazer a rentabilização possível dos mesmos. No entanto, se é certo que é o primeiro a ter que assumir a luta, também é certo que, a menos que alguém tenha contribuido mais para isso, terá de ser o primeiro a assumir a derrota!
.
Aparentemente esquecido, Paulo Portas, líder do CDS, foi eleito deputado à assembleia municipal de Arouca nas últimas eleições autárquicas, e logo se comprometeu a ser um dos rostos e parceiro do presidente da Câmara na luta pela concretização da Ligação Arouca/Feira. Não foi o que fez! Se é certo que o CDS não esqueceu o processo em todas as oportunidades que foram surgindo, não deixa de ser menos certo que o seu principal rosto político, não deu a cara por esta obra. Esperava-se muito mais deste político, nomeadamente no que diz respeito a obras de decisão governamental.

Sem comentários: