sexta-feira, 17 de março de 2006

Site Oficial da Freguesia de Rossas

Inaugurado com pompa, circunstância e repasto, com direito à presença do Senhor Presidente da Câmara, do seu assessor Jorge Oliveira, do Vereador Dr. Óscar Brandão, do Presidente da Assembleia Municipal, alguns autarcas e dirigentes associativos locais, o Site Oficial de Rossas, assim como um ponto de Internet colocado numa das dependências do Centro Cultural de Rossas, foram inaugurados vai para um mês.
O pouco tempo que mediou entre a promessa e o alegado cumprimento da mesma, não permitiu, como é óbvio, dar um fruto devidamente desenvolvido e maturado. De resto, e nas palavras do Senhor Presidente da Junta de Freguesia, José Paulo Oliveira, «trata-se de um trabalho inacabado, a melhorar com o tempo».
Contudo, e tal como à altura fiz publicar no fórum do arouca.biz (que apaguei poucos dias depois, dado dele ter chegado notícia aos elementos daquela Junta e não ser pretensão minha mais do que isso, quanto mais contribuir para o mau nome da mesma e, muito em especial, da freguesia), o mesmo, a nível dos seus conteúdos apresentava-se, à altura, mas, hoje tal e qual, bastante incompleto e com algumas falhas que considerei graves para um trabalho assumido por uma Junta de Freguesia.
Entretanto, e a título de exemplo, continua aquele site a ignorar a existência de alguns dos mais importantes lugares da freguesia, demonstrando um inadmissível esquecimento dos mesmos e condenável desrespeito pelos seus moradores. Podiam, ao menos, ter salvaguardado o eventual esquecimento, ou mesmo desconhecimento, com um simples “entre outros”, mas não! A afirmação é peremptória e, para todos os efeitos, para a actual Junta de Freguesia de Rossas, lugares como o de Terçoso, onde se encontrava, entre os séculos XV e XIX, um dos mais abastados solares de Arouca; Comenda, lugar onde se encontra aquela que foi a mais importante casa da freguesia e acolheu os Comendadores, Capitães e Sargentos-Mores, ao tempo em que Rossas foi pertença da Ordem de Malta; Eidim, um dos lugares que aparece referido nos documentos mais antigos que versam sobre a freguesia e onde residiu o ex-presidente da Câmara, António de Almeida Brandão; Matinho, onde se situa a sede de uma das principais associações da freguesia; Junqueira, que anda associado à praga de juncos que vem a justificar o alegado milagre de Nossa Senhora do Campo; entre outros, como Barreiras, Carvalheiras, Campo de Fora, Fonte, Silveiras, Torneiro, parecem não existir.
Para além do mais, e como se pode verificar, omitir o nome destes lugares é omitir, igualmente, alguns dos aspectos mais relevantes da história da freguesia de Rossas.
Ficam mais evidentes as razões pelas quais a Junta anterior não deu por concluído um trabalho deste género: nem os conteúdos se podem desenvolver com esta ligeireza, nem a “coisa” necessitava ter tais custos. Mas, enfim! Lógicas partidárias e compromissos políticos, assim o obrigam.
O exercício do poder que mais próximo se encontra dos cidadãos, não sendo totalmente independente, necessita, pelo menos, parecê-lo.
Seria muito mau que a ligeireza com que se fizeram coisas noutras sedes se tornasse agora uma prática também na Junta de Freguesia. Tenho esperança que não!

Sem comentários: