domingo, 12 de março de 2006

Blogosfera e capital social

«O conceito de capital social desenvolveu-se e discutiu-se muito durante a última década, principalmente entre sociólogos, economistas e investigadores da ciência política. Entre as muitas definições que correm nos meios científicos, retenho a que o identifica com a capacidade de mobilização de recursos sociais (valores, informação, conhecimento, ajuda, solidariedade, identidades) que se acumulam a partir do funcionamento de redes de indivíduos ou de grupos.
A generalização do acesso à Internet, a utilização cada vez mais intensa do correio electrónico e o fenómeno mais recente dos blogues, são exemplos de como há mais informação a circular, maior interacção e mais conhecimento. O correio electrónico, os “chats” e a blogosfera são as plataformas mais utilizadas e no meio do turbilhão de fluxos que se estabeleceu à escala mundial não será difícil de identificar milhões de comunidades virtuais que se estruturam em torno de interesses comuns.
Para aqueles que ainda têm saudade das tertúlias à mesa do café, das reuniões de amigos ou dos comícios partidários, seria bom que pensassem que, não tendo desaparecido essas oportunidades, surgiram novos espaços de confronto de ideias, de troca de informação e conhecimento, de partilha de ideais e de causas, de construção de novas identidades.
Quer isto dizer que a blogosfera encerra um inestimável potencial de capital social que em muito poderá compensar a perda lenta mas segura das sociabilidades tradicionais que se desvanecem perante a atomização e isolamento da vida urbana.»
por David Justino (Professor)
.
Contudo, ainda há quem diga que não há tempo para andar na net e que quem por cá anda não terá mais nada para fazer! Enfim, são ideias! Cá estarei para aferir da sua durabilidade.
Pessoalmente, já não dispenso, em média, duas a três horas diárias. Não é por isso que deixo de ter tempos para as inúmeras coisas que faço lá fora. É uma questão de substituir e abdicar dum punhado de banalidades. Já não perco tempo a ver T.V., à excepção de um ou outro programa na SIC Notícias. Levanto-me mais cedo e deito-me mais tarde. Saídas à noite? Muito pontualmente!
Não podemos ignorar e/ou desaproveitar as potencialidades que a internet nos proporciona. Ainda esta noite, das 00:30h, hora a que cheguei de 5 horitas de trabalho no Norteshopping, estive online até às 06:45h. Este tempo que há meia dúzia de anos passava em Discotecas ou Bares, deu para fazer inúmeras coisas. Por exemplo, convinei encontrar-me no messenger com dois colegas de Guimarães e, às 00:50h estavamos online a arquitectar um trabalho. Entretanto, bebemos uns copos (cada um em sua casa) e trocamos algumas impressões sobre blogs... Não se pode desaproveitar estas comodidades!
É claro que a muitos ainda assiste uma réstia de razão. Não têm a internet a fácil alcance! Felizmente, para mim, é uma realidade na Universidade, no trabalho, na casa de Gaia, na casa de Arouca, nas associações, na vila, em Rossas, no carro e até ao cimo de um lameiro ou à beira do rio, com o portátil.
Eu próprio estive até há bem pouco tempo arredado deste mundo. Mas, mais tarde ou mais cedo, era inevitável ter que lhe dar espaço na minha vida. Será assim e cada vez mais na vida de todos nós!
Bom! Depois disto, resta-me dedicar duas horitas à leitura - "Nótulas de História do Pensamento Jurídico", do Prof. A. Santos Justo, saudoso Professor do meu 1º ano de Universidade. Já lá vão 5 anitos! Às 19.00h é preciso estar a picar o cartão no Shopping do Tio Belmiro.
Ultrapassadas e muito as duas a três horitas d'hoje, cabe despedir-me, pelo menos, até Quarta-feira. Temos que nos auto-limitar!

Sem comentários: