quarta-feira, 8 de março de 2006

Arouquenses no outro lado do Atlântico

Arouca São Paulo Clube
Corria o ano de 1979, quando no dia 8 de Março nasceu a segunda associação da comunidade arouquense no Brasil.
A ideia de criação desta associação remonta ao ano anterior e foi gizada na casa do comendador José Soares Ferreira, fundador numero um e também primeiro presidente da colectividade. A ideia de criar a associação foi motivada pela recepção ao senhor Jerónimo, um conterrâneo arouquense que visitava o Brasil. De imediato, e determinados a conseguir tal objectivo, se constituiu uma comissão instaladora. Comissão instaladora esta, que procurou compreender representantes de todas as vinte freguesias do Concelho de Arouca. Era intento dos condutores do processo conseguir a efectiva representatividade e conseguir o fortalecimento das relações entre todos os naturais desta região de Portugal. A comissão instaladora era constituída por Armando Gomes Ferreira, Joaquim Correia dos Santos, Frederico Vasconcelos Maia, Manuel Almeida, Artur Andrade Pinto, o próprio José Soares Ferreira, entre outros. Sendo à data da fundação constituída por 24 elementos.
Sublinha-se ainda a inestimável ajuda à comissão de António José Branquinha e de Constantino Brandão (in memorian).
Na perspectiva da própria associação, esta foi o resultado do esforço de homens simples, que souberam fazer por Portugal e pela sua região de Arouca, sem medir sacrifícios, querendo dar vazão à vontade de engrandecer a terra onde nasceram e à Pátria que os recebeu.
Animou-os a ideia de um clube onde pudessem reunir os naturais de Arouca. Desde então, o Arouca São Paulo Clube foi crescendo, superando as próprias expectativas iniciais e granjeando notoriedade pelas suas actividades e capacidade de mobilização dos seus associados, que aderiam massivamente a todos os eventos da comunidade.
Em Setembro de 1979, e a coincidir com as festividades de Nossa Senhora da Mó, em Arouca, também conhecidas pela tradicional bacalhoada (que também constitui uma das mais notáveis actividades da associação, no Brasil), o Arouca São Paulo Clube conseguia a sua sede própria. Inicialmente constituída por uma área de 30.000 metros quadrados, hoje a área afecta a esta colectividade conta com mais 6.000 metros, onde entretanto se edificaram todas as instalações do Arouca e que lhe conferem a inquestionável condição de uma das mais fortalecidas associações portuguesas no Brasil e no mundo.
.
Arouca Barra Clube
No próximo dia 10 de Junho assinala-se o 39.º Aniversário da mais antiga associação de arouquenses no Brasil – o Arouca Barra Clube.
Inicialmente denominada “Casa de Arouca”, com a transferência da Tijuca para a Barra da Tijuca, passou a denominar-se “Arouca Barra Clube”.
Helena dos Santos Ribeiro foi a fundadora e associada número um do Arouca Barra Clube. Para além do mais, e a assinalar a importância de tão ilustre arouquense residente em terras brasileiras, Dona Helena, em 1969, havia sido considerada a “Mãe Portuguesa do Ano” do Brasil, numa iniciativa do jornal “Mundo Português”, tendo como prémio uma viagem a Portugal, onde foi recebida naquela época pelo Presidente da República e pelo Presidente do Conselho. Em 1996, havia sido distinguida com a medalha de Mérito Municipal, Grau Ouro, pela Câmara Municipal de Arouca. Faleceu no dia 24 de Julho de 2005.
.
Estas duas colectividades da comunidade arouquense no Brasil são dois bons exemplos de pessoas que se afirmaram sem renegar as suas origens, antes pelo contrário, procurando no melhor delas o motivo primeiro para se afirmarem em terras tão distantes.
.
Para saber mais sobre estas associações, clicar no nome.

Sem comentários: