sexta-feira, 10 de março de 2006

Há precisamente um ano...

…o meu colega e amigo André Almeida, ainda que apenas por dois dias, tomava posse como deputado na Assembleia da República.
Pese embora não tivesse conseguido ser eleito, ainda que apenas por cerca de 200 votos, o certo é que foi o arouquense que, desde o Dr. Arnaldo Lhamas, mais perto esteve de conseguir ser eleito para Deputado da Nação. Se assim sucedesse, tratar-se-ia do mais jovem deputado, dado que seria eleito com apenas 26 anos.
A razão de ter assumido aquelas funções apenas por dois dias, ficou a dever-se ao facto de Hermínio Loureiro, então Secretário de Estado do Governo anterior, não ter ainda cessado aquelas funções.
De notar ainda que André Almeida acabaria por beneficiar de uma posição no próprio dia das eleições, dada a morte de Manuel de Oliveira, candidato natural de Santa Maria da Feira, que figurava igulamente naquela lista, pelo Distrito de Aveiro. Aumentavam as possibilidades de vir a ser eleito directamente. Contudo, assim não veio a acontecer.
Dois dias depois de se ter sentado no hemiciclo, André Almeida regressou à sua vida normal, mas trazendo consigo a esperança de ainda poder ser eleito. Uma nova possibilidade viria a acontecer com as Eleições Autárquicas e com a eventualidade de nomes eleitos à sua frente virem a integrar uma ou outra autarquia local. A autarquia de Espinho era a que se afigurava com melhores condições para que, indirectamente, conseguisse o almejado objectivo. Mas, também não foi desta. O presidente da autarquia é reconduzido naquele cargo e o candidato do PPD/PSD permaneçe na Assembleia da República.
Dadas as actuais circunstâncias, dificilmente se colocará outra oportunidade para conseguir esse objectivo na presente legislatura.
.
Quis a minha cada vez maior desmotivação em relação ao PPD/PSD, partido de que ambos fizemos parte durante mais de 10 anos, que seguisse um outro rumo – me filiasse na NovaDemocracia. De resto, nenhuma razão existiu posteriormente que me fizesse arrepender de tal atitude, muito pelo contrário. Se não tivesse saído naquela altura, saía hoje arrependido por não ter saído mais cedo. Estou cada vez mais convencido da total incapacidade daquele partido, assim como dos demais saídos de Abril, para se auto-regenerarem.
Contudo, as Eleições Legislativas haveriam de voltar a colocar-nos no mesmo “campo de batalha”. No entanto, e desta feita, em lados opostos. Ambos acabaríamos por integrar listas pelo Distrito de Aveiro à Assembleia da República. O André figurava em 8º lugar na lista do PPD/PSD; eu, figurava em 9º lugar na lista do PND – NovaDemocracia. Porém, o destino mais não nos havia de exigir que as felicitações pelos lugares nas respectivas listas e os desejos de boa sorte para as respectivas campanhas. Ou melhor, o destino ainda nos havia de reservar uma última surpresa: no final, ao fazer as contas aos votos, a NovaDemocracia conseguia 270 votos no concelho de Arouca. Apenas 200 chegariam para o André ser eleito.
Lembrar estes factos, é não esquecer que apesar de estarmos hoje em partidos diversos, continua a amizade, estima e consideração.
Mais significativa é amizade quando se reconhece para além de certas conjunturas ou militâncias!
.
Arouquenses na Assembleia da República
A história de arouquenses na Assembleia da República resume-se a quatro nomes. O Prof. Doutor António Manuel Coelho da Rocha, natural de Covelas, S. Miguel do Mato, foi deputado na legislatura de 1836. De resto, um distinto deputado, com papel de relevo na elaboração do Código de Seabra, antecessor do actual Código Civil. Na opinião do Professor Manuel Augusto Domingues de Andrade: “O próprio Melo Freire só lhe levou vantagem apreciável por ter sido quem desbravou o terreno, depois tão fecundamente cultivado por Coelho da Rocha…”.
Em A 26 de Outubro de 1969, são eleitos Deputados à ainda dita Assembleia Nacional, os arouquenses Dr. Joaquim de Pinho Brandão, pelo círculo de Aveiro, e o Dr. Albano Vaz Pinto Alves, pelo círculo de Viseu.Já depois de Abril de 1974, haveríamos de ter um outro arouquense como Deputado da Nação. Dr. Arnaldo Ângelo de Brito Lhamas, pelas listas do PPD/PSD por Aveiro, é eleito nas eleições de 1976. Francisco de Sá Carneiro havia apadrinhado a candidatura deste ilustre arouquense numa deslocação que efectuou ao concelho em 20 de Março de 1976.No mais, as Eleições Legislativas de 76 foram aquelas onde mais arouquenses estiveram envolvidos. Nas diversas listas a concorrer à Assembleia da República, figuravam os nomes de: Dr. Arnaldo Ângelo de Brito Lhamas, pelo PPD; Prof. Alfredo Gonçalves de Azevedo, pelo PPM; António de Almeida Brandão (Saril), pelo MES; Adriano Peres Portas de Magalhães, pelo MRPP; Arq. Hermínio Beato de Oliveira, pelo PDC e Domingos Tavares, pela FEC (ML).

Sem comentários: