domingo, 12 de março de 2006

Está concluído o viaduto da Pedra Má!

Com o seu lugar reservado na história como a empreitada mais trabalhosa e morosa que, provavelmente, algum dia teve lugar em Arouca, a seguir à edificação do Mosteiro, a 1ª fase da dita Via Estruturante, ficou ontem concluída com o asfaltamento do viaduto que passa sobre a "garganta" da Pedra Má.
Razão e mérito aos nossos antepassados que, longe de antever os difíceis trabalhos que naquela zona se iriam dar, tão acertadamente apelidaram o local de Pedra Má. Pese embora uma ou outra lenda, na história se terá perdido a razão para isso!
O facto é que assim se havia de revelar a "garganta rochosa" que até aos nossos dias apenas se tinha deixado bater por uma outra força da natureza: a água. É certo que por essa mesma "garganta" se rasgou, na primeira metade do século passado a E.N.224. Mas, se é verdade que passa na referida "garganta", o certo é que não foi rasgada na Pedra Má, mas sim na Pedra Boa. É verdade! Quem passa pela tal "garganta" - no sentido Rossas-Arouca - tem, do lado esquerdo, a Pedra Má; do lado direito, a Pedra Boa.
Quem não é de Rossas ou Várzea, exactamente as freguesias que ficam dum e outro lado da "garganta", não saberá que assim é. Mas, a tradição fundamenta-se nos escritos e, estes, remontam ao séc.XVII.
Pese embora, em 1630 e 1656, aquando das Demarcações dos Limites da Freguesia de Rossas, à altura Comenda da Ordem de Malta, se tenham levantado marcos dum e outro lado do rio, fazendo constar um e outro lado como Pedra Má - «...que se levantou no dito serro, chamado a comieira da pedra má, no alto do qual fica o dito marco, demarcando para outro marco, que fica da outra banda do Rio junto à Cruz da pedra má, que está na estrada real que vay para Arauqua, onde no principio do serro, que corre da dita Cruz para a ciuidade, que chamam muro, se pos outro marco com hua quina para o marco de que se trata atrás, que fica ao norte & outra quina ao sul, & o habito de Malta para o poente, & as costas para o nascente demarcando com várzea.» - o certo é que, esculpido numa rocha, à margem da tal estrada Real para Arouca (primitiva estrada que passava pelo cimo das fragas daquela que digo Pedra Boa), existe um nicho, onde é possivel descortinar: «AQUI SE CHAMA /A PEDRA BOA / 1663».
Quis o homem, teimoso homem, ousar rasgar uma estrada ou, mais precisamente, esventrar a Pedra Má... Conseguiu! Mas, ficou a saber que, naquele caso, a coisa diz com o nome!

1 comentário:

Carlos Filipe disse...

Sempre conseguiram... é pena não er aparecido mais tesouros e cobras peludas...lol abraço tono