segunda-feira, 16 de outubro de 2006

Albergaria da Serra anexada a Moldes, Chave ou Rossas

É a hipótese aventada por Pedro Tavares, presidente da Junta daquela freguesia ao jornal "O Primeiro de Janeiro", nos quadros da lei que, nas suas palavras, "está a ser cozinhada".
Com o devido respeito e consciente que preferiam não ser anexados a nenhuma das referidas freguesias, não me parece que anexação seja a melhor solução. Antes pelo contrário!
A situação requer a criação de uma nova freguesia e não a extinção ou anexação da freguesia em causa, embora consciente de que isto é contrário aos objectivos que aquela lei tem em vista.
Naquele sentido, propendo mais a defender a criação de uma nova freguesia que agrupe a freguesia de Albergaria da Serra, os lugares do Merujal, Póvoa e Souto Redondo (pertencentes à freguesia de Urrô), e o lugar de Provizende (pertencente à freguesia de Rossas). São sociológica e caracteristicamente mais semelhantes.
Recorde-se que tanto a freguesia de Urrô como a de Rossas se estendem até ao lugar do Merujal e poucos as olham assim. Os próprios habitantes daqueles lugares da encosta da Freita, quando têm que se dirigir às respectivas sedes de freguesia, usam dizer: "Vamos a Rossas!", "Vamos a Urrô!"
A ter que se mexer, parece-me ser esta a solução que melhor serve os interesses daqueles lugares. De contrário, continuam a ganhar as freguesias de Urrô e Rossas, dado o valor que aqueles lugares lhes acrescentam.

Sem comentários: