sexta-feira, 30 de dezembro de 2005

Arouca em 2005 de A a Z

2005 foi apenas mais um ano na nossa história colectiva. Terá sido um ano em grande para muitos e, ao invés, um ano para esquecer para muitos outros. Sendo certo que, poderia ter sido mais marcante por umas razões e não deixar marcas tão vincadas por outras, trata-se apenas de mais um ano. E, como escreveu Paulo Geraldo: «Não somos poupados a sofrimentos, mas é-nos dada a possibilidade de reagir e continuar a avançar. Se temos saudade do que ficou atrás, também nos é permitido sonhar com o que está adiante. Se conservamos o sabor de derrotas que tivemos, também planeamos a vitória que se segue.»
Por isso, e com essa palavras em mente, recordemos 2005 de A a Z, fazendo os devidos descontos ao facto do texto procurar obedecer àquela ordem e à eventualidade de alguns factos, não por mal ou propositadamente, terem sido omitidos.

AAndré Almeida - Pelas listas do PPD/PSD, foi o arouquense que, nos últimos largos anos, mais possibilidades teve de chegar a Deputado à Assembleia da Republica. Tal foi essa possibilidade que, no dia 10 de Março, chegou mesmo a sentar-se nas cadeiras do hemiciclo. Contudo, umas escassas dezenas de votos trouxeram-no de volta e, para já, a concretização dessa possibilidade encontra-se em suspenso. / Autárquicas – Para suceder a Armando Zola na presidência da Câmara Municipal, candidataram-se: Óscar Brandão, pela Aliança Democrática; Artur Neves, pelo PS; Manuel Brandão, pela CDU e Victor Brandão, pela UPA - Lista Independente. / Aliança Democrática – Assim se denominou a formula que o PPD/PSD, CDS e PPM, encontraram para tentar reconquistar a Câmara Municipal de Arouca. Tratou-se de um projecto pouco consensual, que a convicção de sair vitorioso permitiu. No entanto, viria a sair derrotado, atirando por terra a melhor oportunidade de fazer o PPD/PSD regressar à Câmara Municipal. Contudo, a eleição de Zeferino Brandão para presidente da Assembleia Municipal e a vitória em algumas Juntas de Freguesia, atenuou o tremendo fracasso da coligação. / “Águas Bravas” – foi o nome do festival internacional de raffting acolhido por Arouca e disputado nas límpidas águas do Paiva. / “ANIMA PATRIMÓNIO” – é o nome da última associação a surgir em Arouca, com o intento de divulgar, dinamizar, preservar, revitalizar e qualificar «os patrimónios» do concelho de Arouca. / Abrigueiros – assim denominados pelo povo, são construídos novos e modernos abrigos (pouco confortáveis e acolhedores, mas, novos e modernos) nas paragens de autocarros do concelho.

BBurgo - com a inauguração das suas novas instalações sociais e desportivas, no lugar da Pimenta, o Centro Cultural, Recreativo e Desportivo do Burgo, continuou a desenvolver um trabalho notável com um Plano de Actividades intenso e variado. O que, sem dúvida, faz com que aquela colectividade continue a ser uma das mais dinâmicas e com maior capacidade concretizadora do município de Arouca. / Biomassa – É publicado no Diário da Republica o concurso público para a instalação da Central Termoeléctrica Biomassa de Terras de Santa Maria, a localizar no lugar da Vacaria (Carregosa) nas imediações do concelho de Arouca. / Banda Musical de Arouca – Actualmente presidida por Ivo Brandão, comemora o seu 180.º Aniversário. / BPI – Abre um balcão na vila de Arouca. / Bares - O "Molhobico" fecha as suas portas e o espaço reabre com o antigo nome "Stop". O Restaurante "Casa Velha", na Casinha, dá lugar ao "Barbelho".

C - “CISTER, SABORES E SABERES” – foi a denominação dada ao evento realizado no Convento, com o intento de expor, promover e divulgar a doçaria conventual. / Campismo Selvagem – Continuou a ser uma realidade desregrada na Serra da Freita. O que, em boa parte, tem contribuído, nomeadamente, para abandalhar toda uma série de equipamentos que aí têm vindo a ser instalados nos últimos anos. / Cartório de Arouca – é privatizado e saí do Palácio da Justiça. / Cooperativa Agrícola de Arouca – Deflagra um incêndio no armazém da Casinha, levando à destruição do mesmo e ao consumo de cerca de 200 toneladas de palha.

DDroga – Já no mês de Dezembro, uma apreensão de Droga na vila de Arouca leva o nome do concelho para a comunicação social, pelas piores razões. No ano em que foi feita a maior apreensão de sempre no nosso país, o flagelo continuou a vaguear por aí à vista de todos e a provocar o sofrimento de muitos pais e famílias.

E Estádio Municipal – Iniciaram-se as obras de construção da bancada do futuro Estádio Municipal de Arouca. No entanto, e a contrariar promessas antigas, aquela nova casa ainda não acolheu a principal equipa de futebol de Arouca. / Ensino Tecnológico – É assinado o protocolo que tem por objectivo preparar e organizar os cursos tecnológicos no concelho de Arouca. / Energia Eólica – Iniciam-se os trabalhos para a colocação de três parques de exploração de energia eólica na Serra da Freita. Em Dezembro, avistam-se da vila as primeiras torres.

F Fogo – o dia 4 de Agosto ficará para a história de Arouca e memória dos arouquenses como o dia mais negro já alguma vez vivido no concelho e, principalmente, na vila. Fagulhas trazidas pelo vento de um incêndio a deflagrar na freguesia de Moldes, incendeiam toda a floresta circundante da vila, provocando um cenário Dantesco jamais imaginado. Nos dias seguintes, continuou a deflagrar na Serra da Freita, consumindo, igualmente, uma área de que não havia memória. A aldeia da Castanheira chegou mesmo a ser evacuada. / Feira das Colheitas – continuou a ser o maior acontecimento a ter lugar em Arouca. / Folclore – Não tanto como em 2003 e 2004, mesmo assim realizaram-se diversos festivais em Arouca nos meses de Verão. O ponto alto foi o Festival Internacional de Folclore levado a cabo pelo Conjunto Etnográfico de Moldes, que cumpriu, este ano, o seu 60.º Aniversário. / Futebol – O Futebol Clube de Arouca estabelece como meta a III Divisão Nacional. A Associação Cultural e Recreativa de Mansores, federou uma equipa de futebol e juntou-se ao Arouca e Alvarenga na participação de campeonatos distritais. A Federação das Associações do Município de Arouca realizou um campeonato municipal. / Futsal – Grupo Coral de Urro entra no Distrital da modalidade. / Festival de Cinema de Arouca – Realiza-se a terceira edição deste evento, da responsabilidade da Associação Académica de Arouca. Desta feita, sob a denominação Arouca film festival.

G Grande Área Metropolitana do Porto - Logo no mês de Janeiro, a Assembleia Metropolitana do Porto aprova a adesão do concelho de Arouca àquela circunscrição administrativa (GAMP – Grande Área Metropolitana do Porto). / Gelo – No início e no fim do ano com os meses de Inverno, evidenciou-se um dos maiores perigos da futura Via Estruturante. / Globo D’Ouro – da projecção de cinema em Arouca, apenas o nome da última sala onde isso aconteceu. Em 2005 já não houve cinema em Arouca.

H Helena dos Santos Ribeiro – a fundadora e associada número um do Arouca Barra Clube, colectividade sedeada no Brasil, falece no dia 24 de Agosto. Para além do mais, e a assinalar a importância de tão ilustre arouquense residente em terras brasileiras, Dona Helena, em 1969, havia sido considerada a “Mãe Portuguesa do Ano” do Brasil, numa iniciativa do jornal “Mundo Português”, tendo como prémio uma viagem a Portugal, onde foi recebida naquela época pelo Presidente da República e pelo Presidente do Conselho. Em 1996, havia sido distinguida com a medalha de Mérito Municipal, Grau Ouro, pela Câmara Municipal de Arouca. / Hospital da Santa Casa da Misericórdia – concluem-se as obras de beneficiação encetadas naquele antigo hospital de Arouca.

I Inaugurações – Setembro é o mês das inaugurações. É inaugurado, no lugar do Adro, freguesia de Fermedo, um novo arranjo urbanístico. Inaugura-se, igualmente, o novo Campo de Futebol das Relvas, na freguesia de Mansores. É lançada a 1ª pedra da futura piscina da freguesia de Escariz, numa cerimónia presidida pelo Secretário de Estado da Juventude e Desporto, Dr. Laurentino Dias. É inaugurado o Parque de Jogos e Lazer Albino Vieira, em Santa Maria do Monte, freguesia de Santa Eulália. À inauguração do recinto, propriedade do Centro Cultural Recreativo e Desportivo de Santa Maria do Monte, presidiu o Governador Civil de Aveiro, Dr. Filipe Neto Brandão. / Internet sem fios – Passam a haver quatro locais, em Arouca, onde se pode beneficiar desta regalia.

J Juntas de Freguesia – Com as eleições autárquicas de Outubro, como sempre, vão ocorrer algumas mudanças surpreendentes e inesperadas. José Luís Fevereiro, para a Junta de Chave; e, José Paulo Oliveira, para a Junta de Rossas, foram os casos mais surpreendentes, ou não. / Jornadas da Terra 2005 – realizou-se, no mês de Dezembro, mais uma edição daquela iniciativa da responsabilidade da associação Urtiarda e do Conjunto Etnográfico de Moldes.

K Kung Fu – Os jovens arouquenses Vítor Coelho e Rui Moreira destacam-se na modalidade de Kung Fu. Manuel Vítor Martingo Coelho, conquista o 3º lugar no IV Torneio Internacional de Ourense (Espanha). Rui Moreira junta-se àquele para, em 22 de Outubro, brilhar na Gala de Sanda, realizada no Pavilhão Portugal Figth Club (Arena de Matosinhos). Durante o ano de 2005, estes dois atletas arouquenses solidificaram ainda mais as suas posições de destaque nesta modalidade. Vítor Coelho soma já o título de Penta-campeão Nacional e Penta-campeão regional. Rui Moreira é detentor dos títulos Campeão Nacional 2003 e Campeão Regional 2004.

L Legislativas – Nas listas para as Eleições Legislativas, por Aveiro, figuraram três arouquenses: André Almeida, 8.º na lista do PPD/PSD; Regina Fontes, suplente na lista do PS; António Jorge, 9.º na lista do PND. / Largo da Feira – Iniciam-se as obras de requalificação do Largo onde se realizam as feiras quinzenais e todo o espaço envolvente. / Livros – Deram à estampa durante o ano de 2005, entre outros, “Alvarenga Minha Terra”, de Maria Alice da Silva Brito; “Real Irmandade da Rainha Santa Mafalda de Arouca” de Afonso Costa dos Santos Veiga; “Guia do Candidato a Autarca” Edição aumentada e actualizada, de Victor Mendes; “A contabilidade do Mosteiro de Arouca: 1786-1825” de José Miguel Pereira dos Santos Oliveira; “Arouca, uma Terra, um Mosteiro, uma Santa”, de Maria Helena da Cruz Coelho, e “A Casa do Burgo” de António Vaz Pinto. / Lixo – A recolha de lixo, em parte do concelho, passa a ser efectuada pela SUMA, empresa do grupo Mota Engil.

M Museu Etnográfico – Iniciam-se as obras no edifício do antigo Mercado Municipal para dar lugar ao Museu Etnográfico de Arouca. / Monumento ao Agricultor – com a rejeição da proposta apresentada pela Cooperativa Agrícola de Arouca, para instalar um monumento na rotunda de Alhavaite, mais uma justa homenagem que fica por prestar. / Monumento aos Ex-Combatentes – Também não vai avante e, o diferendo entre a associação Excomar e a Câmara Municipal agudiza-se. Combatentes do Ultramar ficam revoltados com Armando Zola. / Mobilidade – Arouca estabelece o protocolo de adesão do município à Rede Nacional das Cidades e Vilas com Mobilidade para Todos. / “MADA” – Realiza-se em Arouca, no mês de Junho, a primeira Mostra Associativa Juvenil do Distrito de Aveiro, uma iniciativa da Federação das Associações Juvenis do Distrito de Aveiro.

NNeves – O homem que abandonou o barco socialista que por Arouca navegou nos últimos quatro anos, regressa como candidato independente pelo mesmo partido à Câmara Municipal de Arouca. O dia 09 de Outubro ficará para a história como o dia em que o Eng.º José Artur Neves, natural de Alvarenga, vence as eleições Autárquicas, substituindo o Dr. Armando Zola na presidência da Câmara Municipal. / “NATURVEREDAS” – é o nome da associação, com sede em Santa Eulália, que se propõem fazer renascer o Parque de Campismo da Freita, depois de concluídas as obras de readaptação.

O Óscar de Pinho Brandão – O homem distinguido em Aveiro pelo seu trabalho à frente do CAE, é apresentado por Marques Mendes e Ribeiro e Castro, em Julho, como candidato da Aliança Democrática às eleições autarquicas de Outubro. Vem a ser o grande derrotado das mesmas. / Open de Ténis – Teve lugar, no mês de Junho, a terceira edição deste torneio, realizado na vila de Arouca.

P Posto de Turismo – No mês de Setembro, teve lugar a inauguração do novo Posto de Turismo, na vila de Arouca. Foi instalado numa das mais antigas casas da vila, adquirida e recuperada pela Câmara conforme a traça original. A cerimónia foi presidida pelo Secretário de Estado do Desenvolvimento Rural e das Florestas, aquando da abertura das exposições da “Feira das Colheitas”. / Párocos – Em 31 de Julho, na paróquia de Alvarenga, realiza-se a Missa Nova do Pe. José Miguel Loureiro de Almeida. No dia 11 de Setembro, teve lugar a primeira missa do Pe. Joaquim Jorge Duarte Teixeira, à frente da paróquia de Moldes. No dia 18 de Setembro, é o Pe. João Pedro Bizarro, pároco da freguesia de Rossas, a assumir também a freguesia de S. Bartolomeu de Arouca e Santa Eulália. / PPD/PSD – Se já andava bastante dividido e a viver uma paz podre, com a derrota das eleições Autárquicas, perde o líder da concelhia Óscar Brandão e, agora, sem o opositor interno Victor Brandão para lhe suceder, fica a piscar o olho a Artur Miler, para inverter o rumo perdedor.

Q Qualidade vs Quantidade – Qualidade foi coisa que continuou a não dizer muito bem com a quantidade de associações existentes no município de Arouca. Ainda são poucas as associações a cumprir o programa a que se propõem no início do ano e várias as actividades que se realizam apenas para cumprir programa, o que parecendo uma contradição, é uma pouco profícua realidade.

R “Recriação Histórica” – Foi o nome dado à iniciativa que visou recriar a vida no interior do Convento de Arouca, dos séculos XVII e XVIII.

S Santa Casa da Misericórdia de Arouca – Ainda no último mês de 2005, as eleições para a Santa Casa da Misericórdia de Arouca suscitaram o maior fernezim, com alguma polémica à mistura, sendo as mais concorridas de sempre. A lista encabeçada pelo Dr. Victor Brandão, leva a melhor e toma o leme daquela instituição nos próximos anos.

T Toponímia – Neste que foi o último ano do último mandato de Armando Zola à frente dos destinos do concelho, não houve rua que ficasse por baptizar. Ainda em Abril, e a coincidir com o dia da morte do Papa João Paulo II, são inauguradas na vila as Ruas “João Paulo II”, “Vasco da Gama” e “Rua da Liberdade”. Já mais para o fim do ano, na semana antes das eleições autárquicas, reis, escritores e poetas, passam a povoar as novas e esquecidas artérias da vila de Arouca. / «Tiroteio em Arouca» – foi assim que mais uma vez Arouca chegou à comunicação social. O incidente deu-se na freguesia de Santa Eulália e o carro da GNR foi um dos alvos. Quem não foi alvo, mas quis passar por ser, foi a caravana do PS que, na altura, passava pelo local.

U “Unidos Por Arouca” – Assim se denominou o movimento independente liderado por Victor Brandão, a concorrer às eleições autárquicas. A lista independente, veio a ser a grande responsável pela derrota obtida pelo Aliança Democrática, encabeçada por Óscar Brandão, conseguindo eleger dois vereadores para a Câmara Municipal e, levar a “faca e o queijo” para a eleição da Assembleia Municipal.

V Via Estrutrante e o Viaduto – A saga iniciada na Pedra Má ainda em 2004, manteve-se por todo o ano de 2005, fazendo dilatar todos os custos e prazos previstos para a conclusão da primeira fase da famigerada Via Estruturante. A conclusão do Viaduto da Pedra Má foi apontada para final de 2005, mas, chegado o fim do ano, ainda a união do tabuleiro não se havia dado. / Vandalismo – O património edificado continua entregue a si próprio e o vandalismo a apoderar-se das inofensivas edificações. A perdida e longínqua aldeia de Drave é apenas um pequeno exemplo. / “Varandinha” – É o nome do novo restaurante aberto, no mês de Fevereiro, no edifício da conhecida Discoteca “Zénite”.

W
www.arouca.biz – aparece um novo portal de Arouca na Internet. O sítio para além das notícias sobre Arouca, dá ainda abrigo a um fórum de discussão que, nomeadamente, na altura das eleições e por causa delas, suscitou grande interesse e causou relativa polémica, cumprindo o desiderato da necessária publicidade.

X Xisto de Arouca - A única pedreira de xisto existente em Arouca, assume agora especial relevância dado os inúmeros fosseis aí encontrados e a justificar um museu que recolha, salvaguarde e divulgue esse imenso património paleontológico. A falta de apoio de entidades públicas, não inibiu Manuel Valério Figueiredo, proprietário dessa pedreira, de lançar mão do primeiro museu do género entre nós.


Z Zola e Zeferino – depois de, no mês de Junho, ter anunciado a sua não recandidatura à presidência da Câmara Municipal de Arouca, pondo fim a três mandatos ao serviço de Arouca, Armando Zola aparece a encabeçar a lista do Partido Socialista à Assembleia Municipal. Contudo, e apesar de Zola integrar a lista mais votada, Zeferino Brandão viria a levar a melhor na eleição para ocupar a cadeira da Assembleia Municipal.

Sem comentários: