segunda-feira, 31 de agosto de 2009

PERCURSO PEDONAL E RETROSPECTIVA HISTÓRICA DA FREGUESIA DE ROSSAS

Domingo, 06 de Setembro, com saída às 09h00 do Parque de Lazer de Sinja
No mesmo dia e enquanto os mais jovens e aficionados do BTT se fazem ao monte, o Grupo Cultural e Recreativo de Rossas convida todos os interessados para um passeio pedonal pela parte baixa da freguesia de Rossas e uma retrospectiva histórica sobre esta extinta comenda da Ordem de Malta.
.
Quanto ao que me toca, abrirei o meu Inventário Natural, Patrimonial e Sociológico de Rossas para, entre muitos outros aspectos, contar o que foi a Ordem de Malta; referir variadíssimas curiosidades relacionadas com freires, padres e capitães; contar o fim trágico de Virgolino, o escravo da Casa de Terçoso; entrar na igreja e abordar a evolução dos enterramentos; entrar na Casa de Campo de Fora e perceber o porquê de ali se ter escondido o último bispo de Pinhel, D. Leonardo de Sousa Brandão; passar em Cimo de Vila e perceber por de trás de que palheiros andou o «cavador escapo à terra», colega de Seminário de Aquilino Ribeiro; entrar na Casa aonde Egas Moniz, Prémio Nobel da Medicina, passava férias, para conhecer o desfecho feliz da estória de Bernardo, o criado da Casa do Outeiro e; aproveitar para conhecer um pouco melhor alguns aspectos da vida e obra de D. Domingos de Pinho Brandão.
Pelo caminho havemos de encontrar produtos da terra para nos deliciarmos e teremos a oportunidade de observar rios, ribeiros, regos e levadas; falarmos do tempo em que teares, moinhos, azenhas, lagares e alambiques transformavam os produtos da terra e ocasionavam encontros e desencontros à beira da levada, ao cimo do lameiro ou junto à fonte…
Venha connosco!
_______
Distância: 4 Km; Duração: +/- 03h30; Lanche almoçarado garantido, pelo menos, para quem confirmar presença.

2 comentários:

jcerca disse...

Com uma ementa tão sugestiva e deliciosa quem poderá resistir a tão irresistível convite?
Parabéns pela excelente e original iniciativa.
Contem com a minha presença.
José Cerca

Vera Reis disse...

Boa tarde,
Não resisti e gostaria de deixar uma palavra de agradecimento pela visita fantástica que decorreu ontem. Gostei imenso da sua exposição e sem dúvida que repetiria este percurso pedonal.
Parabéns, Vera Duarte