quinta-feira, 27 de agosto de 2009

ESTA SEMANA NA HISTÓRIA DE AROUCA (XXV)

1736.VIII.29 – São aprovadas as Leis para a Paróquia de S. Salvador de Várzea, Comenda da Ordem de Cristo.
.
1776.VIII.26 – É derrogado o privilégio à Abadessa do Convento de nomear o Juiz Ordinário, sem necessidade da aprovação do Corregedor de Lamego, a cuja comarca pertencia. A partir desta data é criado o lugar de Juiz de Fora do Cível, Crime e Órfãos do concelho de Arouca. É igualmente ordenado que o referido Juiz de Fora o seja igualmente do Concelho de Alvarenga.
.
1833.VIII.26 – António Pinto Pereira de Vasconcelos é o primeiro cidadão a aclamar a rainha D. Maria II, em Arouca, e a organizar uma companhia de Voluntários, com a qual se foi juntar ao Exército Libertador, para defesa da cidade do Porto.
.
1833.VIII.26 – A Câmara Municipal assina um “Auto de Aclamação” visando o apoio às ideias liberais.
.
1940.VIII.28 – É publicada no Diário da República a constituição heráldica das armas, bandeira e selo do Município de Arouca.
.
1990.VIII.30 – Por ocasião do 46.º aniversário da Feira das Colheitas, é inaugurada a placa toponímica com o nome de António de Almeida Brandão na artéria entre a Avenida 25 de Abril e a Alameda D. Domingos de Pinho Brandão.
.
1991.VIII.24 - É criada a Orquestra Ligeira da Banda Musical de Arouca.
.
1991.VIII.27 – É constituída a ADRIMAG – Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Serras do Montemuro, Arada e Gralheira.
.
2001.VIII.24 – É inaugurada a Capela do Imaculado Coração de Maria e S. Lucas, no lugar da Póvoa, freguesia de Urrô. Presidiu a esta cerimónia o Reverendo Pe. João da Silva Almeida, pároco daquela freguesia.
.
2005.VIII.24 – Dá-se o falecimento de Dona Helena dos Santos Ribeiro, fundadora e associada número um do Arouca Barra Clube. Para além do mais, e a assinalar a importância de tão ilustre arouquense residente em terras brasileiras, Dona Helena, em 1969, havia sido considerada a “Mãe Portuguesa do Ano” do Brasil, numa iniciativa do jornal “Mundo Português”, tendo como prémio uma viagem a Portugal, onde foi recebida naquela época pelo Presidente da República e pelo Presidente do Conselho. Em 1996, havia sido distinguida com a medalha de Mérito Municipal, Grau Ouro, pela Câmara Municipal de Arouca.

Sem comentários: