terça-feira, 18 de agosto de 2009

ESTA SEMANA NA HISTÓRIA DE AROUCA (XXIV)

1779.VIII.18 – D. Maria I, rainha de Portugal, restitui à Abadessa do Convento de Arouca os privilégios que lhe haviam sido abolidos em 1776.VIII.26.
.
1886.VIII.19 – Por provisão de Dom Américo, Cardeal Bispo do Porto, dá-se a aprovação eclesiástica dos estatutos da Real Irmandade da Rainha Santa Mafalda.
.
1942.VIII.18 – Dá-se o falecimento de Maria Rosa do Sacramento, que entrara no Convento, com apenas 12 anos, para servir as monjas, e aí permaneceu toda a sua vida. Durante a sua permanência cuidou e zelou dos objectos e relíquias de culto, impedindo que se delapidasse esse valiosíssimo espólio.
.
1961.VIII.20 – É inaugurada a luz pública no lugar de Figueiredo, freguesia do Burgo.
.
1962.VIII.18 – Ressurge o “Desportivo de Santa Cruz de Alvarenga”, após um período de quase inactividade da equipa, provocado pelo repentino surto de emigração para o Brasil e Africa, que levou a maior parte dos seus jogadores.
.
1986.VIII.20 – A ainda comummente referida Albergaria das Cabras passa a denominar-se Albergaria da Serra. Inicialmente, ter-se-á designado por “Albergaria do Monte de Fuste”, depois “Nossa Senhora da Assunção de Albergaria”, mais tarde “Albergaria das Cabras e, a partir desta data, definitivamente, “Albergaria da Serra”.
O topónimo “Albergaria” nunca se perdeu e, anda associado a uma Albergaria para acolher peregrinos, fundada por Dona Mafalda, avó da Rainha Santa Mafalda, na era de 641. Como, de resto, se pode confirmar pela lápide (um dos elementos datados, mais antigos do concelho), hoje, colocada na parede do cemitério da freguesia.
.
1988.VIII.22 – Dá-se o falecimento do Professor, Investigador, Historiador, Arqueólogo, Padre e Bispo Dom Domingos de Pinho Brandão, que foi de Rossas e aí foi sepultado.
.
2000.VIII.19 – É publicada no Diário da República a Ordenação heráldica do brasão e bandeira da freguesia do Burgo.

Sem comentários: