quinta-feira, 3 de setembro de 2009

ESTA SEMANA NA HISTÓRIA DE AROUCA (XXVI)

1398.IX.01 – D. João I, rei de Portugal, doa as terras de Paiva, Tendais e Lousada ao Condestável Dom Nuno Álvares Pereira. A freguesia da Espiunca integrava as, então, terras de Paiva.
.
1737.IX.03 – São aprovados os estatutos da Venerável Ordem Terceira de São Francisco, sendo cabeça da Irmandade a capela de São Pedro.
.
1833.VIII.31 – A Câmara Municipal assina um “Auto de Reclamação” visando o repúdio das ideias liberais e dos actos revolucionários expressos pelo executivo camarário anterior. Uma clara demonstração da agitação política que também por Arouca se fez sentir.
.
1867.IX.02 – António Teixeira de Brito (Dr.), ex-presidente da Câmara Municipal e presidente de duas Comissões Administrativas da Santa Casa da Misericórdia de Arouca, é agraciado com a Comenda da Ordem Militar de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, pelos serviços prestados ao seu concelho, e muitos em tempo de política agitada.
.
1970.IX.01 – É deliberado conceder à Rua, entre os Paços do Concelho e a Cabreira, o nome de Reinaldo Noronha, ex-presidente da Câmara Municipal. Aos exercícios deste ilustre arouquense, entre outras obras, ficaram associadas: a abertura da estrada para Alvarenga, de onde era natural; a construção do actual edifício dos Paços do Concelho e a abertura da actual Avenida 25 de Abril.
.
1978.IX.01 – É constituído o Centro Cultural, Recreativo e Desportivo de Lourosa de Matos. Um dos frutos da extinta U.C.R. de Urro.
.
1998.IX.60 – É fundada a Associação Cultural, Desportiva e Recreativa de Provisende, na freguesia de Rossas.
.
1999.VIII.31 – São inauguradas as novas instalações do Centro de Saúde de Arouca, numa cerimónia presidida pela Ministra da Saúde, Maria de Belém Roseira.
.
2000.IX.01 – É publicada no Diário da República a Ordenação heráldica do brasão e bandeira da freguesia de Mansôres.
.
2004.VIII.31 – É publicada no Diário da República a Ordenação heráldica do brasão e bandeira da freguesia de Rossas.
.
2005.IX.03 – É inaugurado, no lugar do Adro, freguesia de Fermedo, um novo arranjo urbanístico. A cerimónia foi presidida por Armando Zola, presidente da Câmara Municipal.

Sem comentários: