segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Sobre o resultado do PND em Arouca, se é que é preciso dizer alguma coisa.

Na Eleições Legislativas do passado Domingo, o PND – Partido da Nova Democracia, do qual sou militante desde 2003 e até ao próximo dia 11 de Outubro, obteve 10 votos no concelho de Arouca. Em 2005, quando integrei a lista em 9.º lugar obteve 270 votos.
O facto de ter integrado esta lista pelo Círculo de Aveiro, obriga-me a assumir a parte de responsabilidade que toca a Arouca no somatório dos votos obtidos pela Nova Democracia em Aveiro. Assumo-o sem qualquer problema, mas, não posso deixar de lembrar as circunstâncias:

Apesar da insistência de alguns membros da Coordenação Distrital de Aveiro para encabeçar a lista por este círculo e; depois, por parte de Edgar Jorge, para o secundar nesta mesma lista, convites que recusei sempre por manifesta indisponibilidade e descrença sequer no sucesso relativo desta candidatura da Nova Democracia, aceitei integrar a lista, única e exclusivamente, pelos compromissos partidários, fazendo questão de ocupar o último lugar da mesma.
Não fiz campanha contra a minha lista, mas, para além das razões apontadas, por razões de manifesta indisponibilidade, também não fiz campanha a favor.
.
Os resultados nacionais obtidos pelo Partido da Nova Democracia confirmaram as piores expectativas e este projecto, apesar dos bons princípios e das boas ideias para alicerçar uma Nova Democracia em Portugal, tem os dias contados.
.

13 comentários:

Anónimo disse...

Meu Caro,
É bom relembrar que por exemplo, todos os outros partidos pequenos não só NAO tinham nenhum filho da terra em lugar nenhum, ao contrário do PND, como não fizeram campanha nenhuma em Arouca, ao contrário do PND (há por aí dezenad de pequenos cartazes) nem tão pouco apareceram pelo menos duas vezes em jornais locais com boas fotos e artigos apelativos.

Assim sendo só se podia esperar no minimo, uns bons 100 a 150 votos.

Foi essa a votação dos partidos pequenos sem campanha, sem aparecer a foto nos jornais e sem candidatos de arouca.

Mas não, o resultado do PND foram 10 votos.

10 votos.

Reflecte bem e não sacudas as repsonsabilidades.

António Brandão de Pinho disse...

O anónimato, sempre o anónimato!
Alguém que não assume a cara que tem, pretender afirmar que outrem não assume o quer que seja, já diz alguma coisa...

Meu caro, não sacudi qualquer responsabilidade. De resto, comecei exactamente por assumir a minha parte dessa responsabilidade. Mas, justamente por terem havido três ou quatro anónimos a pretender atribuir-me uma eventual derrota como se me tivesse envolvido a 100% ou até mesmo a 10%, como se não tivesse outras empreitadas mais importantes às quais me dedicar, resolvi mais uma vez deixar aqui as circunstancias da minha participação na lista do PND pelo Círculo de Aveiro.
As vitórias do Partido da Nova Democracia foram já obtidas há muito tempo. Se me conheçes e sabes como penso, jamais poderás sequer imaginar que estava à espera de um grande resultado desta lista.

Quanto a aparecer nos jornais, quando me enviaram o mail a pedir mais informações, respondi o seguinte:
«Por princípio não queria integrar a lista por Aveiro, mas, perante alguma insistência, que passou inclusivé pelo segundo lugar da mesma, aceitei com a condição de figurar no último lugar da lista, também por não ter disponibilidade, nomeadamente, para a campanha. Pelo que julgo não haver interesse em noticiar este facto que, de resto, e em minha opinião, não comporta uma mais-valia para Arouca.»

Ignoro que a noticia sobre o facto de ter integrado a lista tenha saído duas vezes e desconheço o que entende por artigos apelativos.

Quanto aos pendões, e à semelhança do que sucedeu por todo o Distrito, foram colocados pelos principais elementos da lista que, de resto, devo reconhece-lo, fizeram tudo o que estava ao seu alcance para que o resultado fosse melhor.

Quanto ao mais, sou militante do Partido da Nova Democracia desde a sua fundação em 2003 e, por força de compromissos partidários, assim me manterei até ao próximo dia 11 de Outubro. Fui militante deste partido com muito orgulho, porque nesta experiência tive a oportunidade de conhecer pessoas de grande valor e bons principios, para além de termos pensado e reflectido Portugal e a Europa de forma descomprometida e muito interessante.

Mas, já agora, aceito discutir quais as eventuais responsabilidades que devo assumir e que terão pesado na cabeça dos arouquenses na altura de decidir o voto?

Anónimo disse...

Meu Caro,
Desculpe o anonimato, mas é assim que me sinto bem. Desde que diga a verdade e seja justo. Não invento factos nem injurio ninguém.

Factos:

PCTP/MRPP 65 votos
PPM 36 votos
MEP 27 votos
MPT-P.H. 21 votos
PPV 17 votos
P.N.R. 15 votos
PND 10 votos

Resta, porque justo e verdadeiro acrescentar que:

Nenhum destes partidos fez campanha em Arouca.
Nenhum destes partidos apareceu várias vezes no jornal com fotos, programas e currículos.
Nenhum destes partidos incluía em algum lugar um candidato de Arouca.

Nenhum, excepto o PND, que usufruiu de todos esses beneficios e que teve 10 votos e foi o partido menos votado.

Isto são factos, o resto é conversa.

António Brandão de Pinho disse...

Caro Anónimo,

1. Alguém disse que o PND não tinha obtido os votos que obteve em Arouca?

2. «Nenhum destes partidos apareceu várias vezes no jornal com fotos, programas e currículos» Várias vezes, com fotos, programas e currículos? Que eu saiba saíu uma única noticia no "Discurso Directo" depois de alguma insistência do Jornal, na qual não se relevou o partido mas sim a circunstância de um filho da terra integrar aquela lista.
Chama àquilo campanha? Olhe que a notícia é única e simplesmente da responsabilidade do Jornal.

3.«Nenhum destes partidos incluía em algum lugar um candidato de Arouca.» É verdade, mas, não ficou claro que a integrou no último lugar e em que circunstância?
Está o meu caro amigo a ver-me pedir algum voto que seja, até mesmo junto das pessoas mais próximas?
Quanto aos votos nos demais partidos, é preciso justificar os votos que obtiveram ou estou dispensado de discorrer a esse propósito?

Não queira o ilustre anónimo achar irrelevante o facto de alguém ocupar o último lugar de uma lista e vir agora querer fazer desse facto o mais relevante.

Meu caro, as coisas são como são e na minha vida nada acontece por acaso. Porém, muitas coisas acontecem circunstacialmente, por força dos meios em que me movimento. Neste caso concreto, deu-se a circunstância de ser, como serei até ao próximo dia 11 de Outubro, presidente da Mesa da Assembleia do Círculo Eleitoral de Aveiro do Partido da Nova Democracia. Nesta circunstância, cumpre-me zelar e contribuir, dentro da minha pouca disponibilidade, para o bom funcionamento daquela Mesa e colaborar na Coordenação Autárquica. Só, única e exclusivamente!
Dado ter uma vida vasta para além da política, aquilo que assumo, assumo apenas na medida em que julgo poder assumir.
Se um dia der para mais, talvez até me candidate a qualquer coisa... O tempo presente não tem a política como prioridade.

Anónimo disse...

Meu Caro,
Concordo com tudo o que disse.
Mas, ter cartazes, aparecer nos jornais e ser da terra não eram atractivos extra para uma melhor votação?
É que os outros nada disso tiveram, e, pasme-se obtiveram um melhor resultado.

Como diz, é dirigente do PND, aliás presidente de um orgao regional.

Essa condição ainda condiciona mais o resultado.

Desculpe-me mas eu só posso concluir que o senhora não tem absolutamente "jeito" nenhum para as politicas.

É a minha opinião com base em factos, não consigo por muito que queira encontrar outros. Desculpe.

Estar numa lista, sendo presidente de um orgao do partido regional, ter cartazes, aparecer no jornal e ter 10 votos e ficar atras dos outros todos sem nenhuma dessas condições acho ridiculo é só isso.

10 votos caramba!!

Quanto ao jornal, diz que foi com insistência, acredito, mas reli o numero e lhe digo, que insistencia é essa que lhe pede o para descrever a sua vida?
È que para alem da da foto fala de toda a sua vida o que fez e o que nao fez?
Foi mesmo insistente o jornal!!
E reparei que nao fez o mesmo a neenhum outro partido dos pequenos.

Ainda assim... 10 votos!!!

porra pá, dedica-te a outra coisa menos a fazer politica...

António Brandão de Pinho disse...

O equívoco do meu caro amigo é justamente pensar que faço política partidária activa, nomeadamente em Arouca. Era de grande incoerência dizer o que costumo dizer sobre campanhas políticas e depois aparecer de sorrateiro numa qualquer lista a pretender granjear qualquer ganho. Está enganado! Eu sou militante e colaboro num projecto político, em que acredito (hoje menos do que no começo é certo), só e na medida em que isso não prejudique a minha actividade profissional.
Logo mais, quando pretender candidatar-me a alguma coisa, logo se verá!

Está mesmo convencido que me passava pela mente alguma vitória por mais pequena que fosse desta lista?
Está mesmo convencido que pretendia algum ganho pessoal ao integrar a lista justamente no último lugar?
Quanto à notícia do "Discurso Directo", volto a referir ser da responsabilidade do jornal, e não me pareceu nada mal que, ao referir-se pela primeira vez à minha pessoa naquelas páginas, o fizessem por forma a que as pessoas ficassem a saber de quem se tratava. Porém, como já referi não foi iniciativa minha e também não vi qualquer interesse na mesma, embora lhes tivesse enviado os dados que solicitaram, como é óbvio.

Meu caro, não me faltava mais nada do que um anónimo dizer-me agora ao que me devo dedicar. Nunca tracei rumo a recomendação de quem quer que seja! Queres ver que ainda me convenço que não tenho mesmo jeito para a política! Isso não acontece a quem as coisas resultam claras e o tempo vai dando razão.
Se for mais preciso, talvez tenha razão. Se disser que não tenho jeito para a política como ela se faz nos dias que correm talvez tenha ainda mais razão. O que até aceito como elogio.
A política como ela se faz nos dias que correm, cheia de anónimato, falsidade e cobardia não me entusiasma minimamente.

Quanto ao mais, quando o meu caro amigo quiser discutir política de forma frontal e corajosa, é só agendar! Mas, só para discutir, porque para fazer (in)felizmente não tenho muito tempo.

Anónimo disse...

Meu caro,

Pior a emenda que o soneto.

Quer dizer, agora diz que não é candidato e quando o quiser ser será!?!?
Equivocado parece que esta o senhor.

É que se não quizesse ser candidato não o tinha sido.Certo? ou foi obrigado? nao creio

Agora com este resultado, inventa estas coisas engraçadas que lhe ficam muito bem!!

Quanto à noticia, cada vez se enterra mais, se nao quizesse tambem nao enviava dados nenhuns, alias repito aquilo que disse.

MAis nenhum candidato teve esse privilégio.

Será que foi por isso?
Será que foi por ter saido dos jornais e as pessoas terem sabido que era candidato?

E digo-lhe sim senhor porque em politica quem diz é o povo:

O senhor não tem perfil para ser o que for na politica.

Aliás osresultados são bem visiveis:

Coma crainha laroca nos jornias, cartazezinhos e o reusltado?

10 votos!

patetico

António Brandão de Pinho disse...

Meu caro,

Fica claro o que pretende e não valeria a pena desenvolver muito mais este assunto. Ainda assim, e porque não me leva pelo cansaço e/ou por falta de argumentos, vamos lá a “alguns desenhos”:

Quando referi que um dia poderia vir a ser candidato, referia-me concretamente a figurar nos primeiros lugares de uma lista, assumindo os meus princípios, batendo-me pelas causas que defendo e afirmando as minhas próprias ideias em favor de um projecto e de uma alternativa. Enquanto não fizer chegar a minha própria mensagem às pessoas, não me sinto candidato ao quer que seja. O mesmo é dizer que não tenho muito jeito para ir a reboque de quem quer que seja, seja para onde for! Também por aqui já se vê o facto de pretender passar à condição de cidadão politicamente independente.

Eu sei que o meu caro percebeu, mas, motiva-o outro objectivo! Porém, se me conhece, saberá que não desgosto destes exercícios... Continuo a conseguir andar à chuva, sem temer as goteiras!
Ainda que orientado por objectivos muito claros, a qualidade em que escreve permiti-lhe dizer algumas coisas que deduzo não me chegariam pessoalmente. Apesar da previsibilidade dos objectivos que trás debaixo da manta do anonimato, agradeço-lhe o esforço em me tirar de alguns alegados desenganos!

Retomando! O meu caro não saberá, mas, o cabeça desta lista, Edgar Jorge, tal como admitiu as dificuldades de avançar com a candidatura, na qual fez questão e para a qual se sentiu motivado, assumiu já a responsabilidade pelo resultado. Normalmente, funciona assim, mas, se isso fizer um gostinho especial ao meu caro, na qualidade de último elemento da lista assumo todas as responsabilidades pelos seus resultados. É, de resto, um papel que até constitui um certo desafio. Será mesmo inédito e, esta sim, digna de notícia nos jornais da terra: “António Jorge, último elemento da lista do Partido da Nova Democracia pelo Círculo de Aveiro, assume todas as responsabilidades pelos resultados da mesma” Não me oponho à publicação!

Quanto a notícias, já por duas ou três vezes aqui referi a circunstância de ter integrado a lista em causa e relativizei a tal notícia do “Discurso Directo” que, ao que parece, lhe deixou algum incómodo. Vá! Fazer-me-á, pelo menos, o favor de admitir que não andei por aí ou por aqui a fazer notícia da notícia… ;)

Meu caro, fica aqui mais uma vez a troca de e.mail's, dos quais transparece o meu desinteresse e o interesse do jornal na publicação.

Jornal:
«meu caro antónio jorge
pedia se me confirmavas se é candidato a deputado pelo PND. em caso afirmativo agradecia um pequeno texto e foto para publicar no DD».

Resposta:
«...
Por princípio não queria integrar a lista por Aveiro, mas, perante alguma insistência, que passou inclusivé pelo segundo lugar da mesma, aceitei com a condição de figurar no último lugar da lista, também por não ter disponibilidade, nomeadamente, para a campanha. Pelo que julgo não haver interesse em noticiar este facto que, de resto, e em minha opinião, não comporta uma mais-valia para Arouca.
Agradeço a atenção.
Um abraço»

Jornal:
«caro antónio jorge
grato pela resposta pronta.
percebo a tua resposta mas como comprenderás é uma questão de tratamento igual para todos os candidatos. Se concordares gostaria de dar a noticia. para isso envia - me por favor uma foto par eu publicar.
...»

Quanto ao mais, quando quiser discutir pessoalmente com um fulano sem jeito algum para a política, já sabe…

Anónimo disse...

Meu caro,
Falta de argumentos?
Repito:
PCTP/MRPP 65 votos
PPM 36 votos
MEP 27 votos
MPT-P.H. 21 votos
PPV 17 votos
P.N.R. 15 votos
PND 10 votos

Quanto à noticia nao quero saber se lha pediram ou não.

O que interessa é que foi publicado, foi um facto noticioso que entrou pela casa dos arouqueses.

E a estes não cegava a informaç~qo que concorria, mas que nao concorria, alias que concorria mas era para ajudar...ou como direi, para nao ajudar?

bem estou confuso.

Não me motiva rigorasamente nada.
O senhor faz a vidas que quiser, agora meu caro, o senhor foi candidato e teve 10 votos.

isso não é injuriar, opinar, mentir...nada disso

o que eu fiz foi este exercicio simples:

o candidato de arouca antonio jorge brandao de pinho teve 10 votos em arouca.

Mais, ficou atras de todos os outros, nao tendo os outros tido o mesmo tratamento. Cartazes noticias, arouca na lista.

Isso é que eu quero ver a discutir...o resto é conversa... de chacha

Cara no jornal, cartazes na rua, arouquens na lista = 10 votos

e esta eim?

António Brandão de Pinho disse...

Peço desculpa ao meu caro não estar a responder com a mesma rapidez, mas, no dia seguinte às eleições continuei no meu posto de trabalho.
Ah! Também é verdade que escreve mais depressa...;)

Bem! Dado que não há perguntas e/ou factos novos, vou tratar doutra vida.
Vá aparecendo, que eu prometo não desaparecer.

Anónimo disse...

Meu Caro,

Com 10 votos é bom que se agarre ao seu trabalho!
Onde certamente será melhor do que a fazer Política...

Eu também não desaparecerei!

António Brandão de Pinho disse...

Sim! Já me disseram que dez votos não dão qualquer emprego. Tive a esperança de o conseguir e até estava à espera que o PND ganhasse as eleições e ainda chegasse a Ministro...
Lol. Tenho que continuar a dedicar-me a ofícios de que não gosto nada e ficar com a frustração de não vir a integrar o grupo dos "Maiores deste País". Paciência!

Graças a mim e à minha maneira de ser, sempre tive ao que me agarrar para além da política. Gosto desta, mas, há coisas de que gosto mais. Ela aparece em terceiro lugar nas minhas preferências, como sabe, mas, ainda assim, não deixa de incomodar.
Quase próximos de um consenso, apenas pormenorizar que preferia nada saber da política do nosso tempo e, nomeadamente, que ela é feita por pessoas de duas caras...

Anónimo disse...

1,2,3,4,5,6,7,8,9, 10 ! AH Ah