quarta-feira, 30 de setembro de 2009

ESTA SEMANA NA HISTÓRIA DE AROUCA (XXX)

1211.X.02 – Inocêncio III, pela bula Olim ad petitionem, dirigida ao arcebispo de Compostela e aos bispos de Lisboa e Guarda, ordena-lhes que não deixem molestar ou espoliar a infanta D. Mafalda, filha de D. Sancho I, da posse de Arouca, Tuias e Bouças.
.
1610.X.02 – São aprovados, por alvará régio, os estatutos do mais antigo hospital de Arouca. Funcionou onde, mais tarde (1822), se construiu o edifício dos Paços do Concelho, na antiga Praça de Baixo, hoje denominada Praça Brandão de Vasconcelos.
..
Nesta mesma data, D. Filipe II de Portugal (III de Espanha), confirma o Compromisso da Misericórdia de Arouca, que em 1612 constroi a sua Capela, na qual, em 1616, instituí a Confraria do Senhor dos Passos. Esta Confraria mandou fazer o Calvário, ao cimo da, então, Rua de Arca, que ligava a Vila a Lamego, no qual a cruz central tem a data de 1621 e o púlpito a de 1643. Também mandou fazer os Passos, então, espalhados pelas diferentes ruas da Vila.
.
1834.IX.28 – O presidente interino da Câmara de Arouca, José Bernardo Pereira de Vasconcelos, confere o poder ao primeiro presidente eleito, António José de Sousa e respectiva vereação.

1858.X.04 – O Juiz de Direito Dr. António José da Rocha, deixa a comarca de Arouca, onde fora colocado neste mesmo ano. “Na sua saída da vila aquêle magistrado trazia consigo uma caixa com cerca de duas arrôbas de documentos que salvara de destruição iminente e encontrava já a gasto nas lojas.”
.
1882.IX.30 – Com a redução das Dioceses Portuguesas, solicitada pelo Governo Liberal ao Papa Leão XIII, as Paróquias do concelho de Arouca que pertenciam à Diocese de Lamego, passam a integrar a Diocese do Porto.
.
1905.X.02 – O Pe. Albino Alves de Almeida toma posse como pároco da freguesia de S. Salvador do Burgo.
.
1916.IX.30 – É constituída a Sociedade Mineira de Cabreiros.
.
1929.X.04 – Dá-se uma inundação de grande impacto sobre as artérias centrais da vila, devido ao repentino aumento do caudal do Rio Marialva.
O Jornal “Defesa de Arouca” noticiou o acontecimento nos seguintes termos: «A impetuosidade da corrente deslocou…as pesadas pedras, que na Rua Direita, formavam o passeio junto do rio, amolgando e arrastando o gradeamento de ferro que nesse passeio existia.
A ponte que liga as Ruas Direita e da Lavandeira com a Rua d’Arca ficou muito danificada e a que dava passagem da Rua Direita para a Ribeira completamente destruída, como destruído ficou o pontão que existia próximo ao Lagar de Azeite.»
.

A “Gazeta de Arouca” refere que as águas «Na sua passagem pela vila derruiram e destruíram 2 pontes e a uma terceira levaram-lhe o pegão central…».


1941.X.01 – É constituída a Companhia Portuguesa de Minas, que fará das Minas de Regoufe das mais bem apetrechadas da época.
.
1948.IX.29 – O Calvário de Arouca é considerado Monumento Nacional, pelo Decreto nº37.077. O Monumento é constituído por um conjunto de edificações graníticas (cruzes e púlpito) do séc.XVII – cruz central datada de 1627, púlpito com a inscrição de 1643.
.
1986.IX.29 – É constituído o Conjunto Etnográfico de Moldes de Danças e Corais Arouquenses. Pese embora, e à semelhança de muitas outras associações, a sua existência (informal) seja mais remota.
.
1991.IX.29 – Dá-se o falecimento do Dr. Arnaldo Ângelo de Brito Lhamas, de Santa Eulália. Este ilustre advogado, para além de outros cargos, desempenhou o de Conservador dos Registos Civil e Predial de Arouca, o de Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Arouca, o de Deputado à Assembleia da República e o de presidente da Assembleia-Geral Distrital do Partido Social Democrata.
..
2005.IX.28 – É inaugurado o novo Campo de Futebol das Relvas, na freguesia de Mansores, numa cerimónia presidida por Armando Zola, presidente da Câmara Municipal.
.
2005.X.01 – É descerrada a placa toponímica com o nome do Eng.º Próspero dos Santos, numa das artérias da vila de Arouca. Próspero dos Santos, Eng.º Silvicultor, foi um notável Administrador Florestal nas primeiras décadas do século XX, e leccionou no antigo Colégio de Santo António (Santa Eulália), deixando marcas assinaláveis em Arouca.

Sem comentários: