quinta-feira, 24 de setembro de 2009

ESTA SEMANA NA HISTÓRIA DE AROUCA (XXIX)

1452.IX.21 – D. Afonso V, rei de Portugal, concede carta de privilégio de Vassalo ao Mosteiro de Arouca, e a seus caseiros, mordomos e apaniguados, sendo abadessa D. Isabel de Ataíde.
.
1514.IX.27 – D. Manuel I, rei de Portugal, outorga Carta de Foral ao concelho de Fermedo.
.
1898.IX.27 – Dá à estampa o romance “Mulheres da Beira” de Abel Botelho, escrito no Verão de 1885. Será este romance, e principalmente o conto A Frecha da Mizarela que, para além do mais, servirá de mote à realização do filme com o mesmo nome.
.
1905.IX.27 – Dom António Barroso, bispo do Porto, visita as freguesias de Santa Eulália, S. Salvador do Burgo e S. Bartolomeu de Arouca.
.
1966.IX.23 – São inaugurados os edifícios escolares de Nabais (Escariz), Agras (Mansores), Bouça (Chave), Lourosa de Matos (Urro), Porto Escuro (Burgo), Silveiras (Janarde) e Bouças (Alvarenga) pelo Ministro da Educação Nacional, Dr. Inocêncio Galvão Telles.
.
1966.IX.23 – É inaugurada a luz pública na freguesia de Canelas, pelo Sub-Secretário de Estado das Obras Públicas, Eng.º Rebelo Pinto.
.
1968.IX.24 – É deliberado atribuir o nome de Alfredo Vaz Pinto a uma das artérias da vila. Para além do mais, este ilustre arouquense, foi o grande impulsionador do encanamento do Rio Marialva, que atravessa a vila de Arouca.
.
1971.IX.26 – É inaugurado o Campo Desportivo Afonso Pinto de Magalhães. Era, então, presidente da Direcção o Dr. António Moreira Duarte. Procedeu à bênção do campo, Sua Ex.ª Reverendíssima o Senhor Dom Domingos de Pinho Brandão. Entre os ilustres convidados figurava, natural e justificadamente, Afonso Pinto de Magalhães.
.

1986.IX.26 – Têm início as Primeiras Jornadas de História e Arqueologia do Concelho de Arouca.
.
2002.IX.22 – Assinalou-se o 1º Centenário da Banda Filarmónica de Alvarenga. Hoje denominada “Sociedade Filarmónica de Santa Cruz de Alvarenga”, esta Banda foi fundada em 1902, e nessa altura denominava-se "Philarmonica Alvarenguense", e era formada por cerca de 20 músicos. O seu fundador foi o Sr. Adriano Telles, natural de Alvarenga e grande impulsionador da Sociedade.
.
2002.IX.23 – É constituída a Excomar – Associação Arouquense dos Ex-Combatentes do Ultramar. Alfredo Martins, sócio fundador, é o presidente da primeira Direcção.
.
2005.IX.28 – É inaugurado o novo Campo de Futebol das Relvas, na freguesia de Mansores, numa cerimónia presidida pelo Dr. Armando Zola, presidente da Câmara Municipal.
.
2005.IX.22 – É inaugurado o novo Posto de Turismo, na vila de Arouca. Foi instalado numa das mais antigas casas da vila, adquirida e recuperada pela Câmara conforme a traça original. A cerimónia foi presidida pelo Secretário de Estado do Desenvolvimento Rural e das Florestas, aquando da abertura das exposições da “Feira das Colheitas”.

2007.IX.23 – Realiza-se a I Feira de Produtos Agrícolas de Rossas, promovida pela Junta daquela freguesia.

2007.IX.26 – Paulo Campos, Secretário de Estado Adjunto das Obras Públicas e das Comunicações, preside à cerimónia de assinatura do contrato para o projecto da 2.ª Fase da Via Estruturante, ligando Santa Maria da Feira à freguesia de Mansores.

2008.IX.23 - O Secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade, presidiu à inauguração do Hotel São Pedro. Após cerca de um ano em reformulação, beneficiando de cerca de 3.5 milhões de euros de investimento, o Hotel São Pedro reabriu as suas portas oficialmente.Presentes na cerimónia de inauguração estiveram diversas individualidades, entre as quais o presidente da Câmara Municipal, o bispo de Díli, D. Ximenes Belo (que procedeu à bênção do edifício), Pedro Silva (presidente da Região de Turismo Rota da Luz), Melchior Moreira (presidente da Comissão Instaladora da Área Regional de Turismo do Norte) e os Comendadores César Soares e Arthur Andrade Pinto.

Sem comentários: