sábado, 6 de junho de 2009

ESTA SEMANA NA HISTÓRIA DE AROUCA (XXIII)

1226.VI.05 – Honório III confirma a substituição da regra de S. Bento pela de Cister no Mosteiro de S. Pedro e S. Paulo de Arouca.
.
1497.VI.03 – D. Manuel I, rei de Portugal, confirmou as liberdades e privilégios doados pela fundadora, a infanta D. Mafalda, à abadessa e freiras do Mosteiro de Arouca, de que fazia parte a obrigatoriedade de venda dos produtos alimentares, sobretudo os do couto, no burgo de Vila Meia de Gramife, não sendo regateados, principalmente as carnes, pão e vinho. Inserida nesta carta de confirmação encontra-se uma outra de D. João I datada de 1402.VII.26.
.
1834.VI.07 – Realiza-se o primeiro Auto do período Liberal, sendo presidente José Bernardo Pereira de Vasconcelos, da Quinta do Outeiral, pai de Frei Simão de Vasconcelos.
.
Nesta mesma data e Auto, reconhece-se oficialmente a justiça que assiste ao vale de Moldes de se constituir em freguesia independente, sendo nomeado Comissário o Capitão Manuel Alves de Vale Quaresma.
.
1890.VI.01 – Dá-se o falecimento de Camilo Castelo Branco. O autor que usou a localidade de Carvalhal Redondo, freguesia de Fermedo, onde passava férias, como um dos cenários do seu romance “Vulcões de Lama”, editado em 1856. No qual, de resto, chega a fazer curiosas referencias a aspectos da vida social da época. A título de exemplo: «…a Banda Musical de Arouca fazia os funerais de Roberto e da arte assassinada», a propósito da alegada participação da banda no funeral de uma das principais personagens do romance.
.
1898.VI.04 – São extintos os pesados tributos (foros) instituídos aos habitantes de Arouca em favor do Convento.
.
1904.VI.04 – É publicado o primeiro número do periódico arouquense “A VOZ DE PORTUGAL”. Foi seu director e proprietário António de Oliveira, e seu editor, até Maio de 1907, Alexandre José de Oliveira.
.
1974.VI.01 – Realiza-se em Rossas uma reunião com vista à constituição de uma «Associação de Trabalho, Cultura e Recreio», com o fim de unir todo o Povo de Rossas, acabar com todos os fossos e dar a todos a mesma oportunidade de luta sem que prevaleçam as ideias de minorias.

Sem comentários: