sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Será que o PSD de Arouca já regressou de férias?

Parece que as ordens de recato do PSD Nacional vieram mesmo a calhar ao brandinho PSD de Arouca. Com um ano intenso de batalhas políticas à porta e quase nada se sabe da acção da nova Comissão Política. Já terão tomado posse? Estava curioso por saber a linha de rumo traçada por esta nova equipa. Como é óbvio, na esperança de que não se limitasse a generalidades e apontasse algumas iniciativas inovadoras e algumas medidas concretas para fazer face a problemas concretos. Daquelas que nos ficam! Daquelas que nos fazem optar! Porque até aqui, nada! Não sei, não li, não vi nem ouvi dizer.
Tal como a nível nacional, também a nível local, o tempo é de lideranças fortes, a necessitar de serem protagonizadas por pessoas com rasgo, frontais, corajosas, com uma linha de rumo clara e determinadas. Só assim se aponta caminho e faz optar pelo caminho apontado. E isto é quase tão fundamental ao PSD de Arouca como pão para a boca! Não fosse alguma da melhor critica que se lhe associa (mesquinha e cobarde, mas a dizer algumas coisas de jeito e com jeito) andar para aí sem rosto e pelos caminhos do anonimato.
Num exercício mais sério, também não é caminho limitar-se a falar mal do rumo traçado por quem está no poder. É caminho pegar em cada uma das medidas tomadas e dizer se íam por aí ou por caminho diverso e explicar porquê. E fazer o mesmo no terreno, junto de visados, interessados, beneficiados e prejudicados, perante situações e problemas concretos, sem pretender "agradar a Gregos e Troianos". Mas, muito mais que isto! Ter rasgo! Apontar caminhos e soluções inovadoras!
.
Ouvi dizer, entretanto, que já ouve alguma aproximação entre os dois principais protagonistas da última refrega eleitoral para a Comissão Política. Nota-se forçado por parte da lista vencedora, mas é positivo! Também ouvi dizer que a renovada Comissão tem andado muito atarefada a engalanar a nova sede. É certo que um bom espaço para preparar convenientemente as acções é importante, mas, não é o mais importante. Enfim, o PSD Arouca igual a si próprio! A trabalhar para dentro, com os seus e para os seus. Já se vai fazendo tarde e a melhor sede talvez seja o terreno!
No mais, concluir apenas que, atendendo ao número de militantes e à forma como se mobilizam nas refregas internas, mantém-se notório um problema de liderança, que se arrasta desde o momento em que foi necessário fazer a ruptura com um projecto perdedor e não se fez, optando por uma linha de continuidade. Foi consequente o enfraquecimento que pode, agora, também estar a contaminar alguns bons reforços e a impedir a necessária mudança e regeneração desta estrutura.
.
Declaração de interesses: Porque longe vão os tempos de navegação à vela, quero ver a minha terra liderada por gente frontal, corajosa, determinada, com rasgo e capacidade de ver as coisas, os problemas e apontar soluções de forma aerofotogramétrica e, no minímo, com alguma linha de rumo.

Sem comentários: