domingo, 19 de outubro de 2008

Arouca afasta Marítimo e segue em frente na Taça de Portugal

Veio de Arouca a primeira grande surpresa da Taça. Num anfiteatro virado para o cenário bucólico da Serra da Freita, o público local teve de sofrer durante 120 minutos e esperar pelas grandes penalidades para confirmar uma passagem que a sua já havia feito por merecer durante o tempo regulamentar. Estão de parabéns as gentes arouquenses e em especial esta brava equipa da II Divisão, Série B, comandada por um ex-maritimista, José Pedro, que, à terceira, conseguiu vencer a antiga equipa.
O Marítimo encarou o jogo com cautelas. Demasiadas até. Só depois de uma fase de estudo é que resolveu subir no terreno e, mesmo assim, com movimentos previsíveis pelas faixas laterais, protagonizados sobretudo por Manu. O ex-benfiquista foi o único foco de preocupação para os da casa durante a primeira parte, assumindo o exclusivo dos remates, mas sempre com a mira muito torta.
Já o Arouca, cheio de fé, não olhava a meios para atacar a baliza de Marcos, que, sem ter sido chamado a fazer defesas de vulto, teve de mostrar-se muito atento a vários cruzamentos para a área. Comandados por Pedro Santos, que foi campeão pelo Boavista e passou pela Naval e Marítimo, entre outros, os serranos chegaram a empurrar os ilhéus para a sua área por largos períodos de tempo, imprimindo velocidade e emoção à partida.
Ao intervalo, Lori Sandri trocou Luís Olim por Djalma para dar mais vida ao ataque. João Guilherme deu o mote, num livre, conseguindo a melhor oportunidade do Marítimo até então. Mas o Arouca não se rendia. Ora em jogo corrido, ora através de livres despejados para a área, a baliza de Marcos esteve sempre debaixo de fogo. Bem arrumados, os donos da casa não concediam espaços na sua defesa e mantinham o jogo sempre perto da baliza maritimista.
Os insulares apenas criavam perigo em lances de bola parada e foi noutro livre que João Guilherme (outra vez!) proporcionou ao guarda-redes da casa, Ivo Oliveira (que passou pelo Salgueiros, no escalão principal) a defesa da tarde, num voo espectacular. Apenas um salpico da equipa da Liga (?), no imenso oceano arouquense.
Sem golos, o prolongamento chegou e começou logo com mais um daqueles pontapés para fazer brilhar Ivo entre os postes, desta feita num momento de (rara) inspiração de Vítor Júnior. Era mais um lance isolado, sem que o Marítimo conseguisse galvanizar-se para o golo. O Arouca não dava sinais de quebra física e o técnico José Pedro até lançou um ponta-de-lança (Carlitos) na última substituição, tirando Pedro Santos, num claro sinal de que acreditava na vitória, ainda antes dos penaties.
Com o tempo extra a escoar-se, Ivo começava a justificar o título de melhor em campo, com mais uma grande defesa, desta feita a cabeceamento de Manu, permitindo levar o jogo até às grandes penalidades. Veio a lotaria e a taluda, com grande influência do guardião Ivo (defendeu dois remates) saiu ao Arouca. Estava consumada a primeira surpresa da terceira eliminatória da Taça de Portugal. Inteiramente merecida.
-
Ficha de jogo
Estádio Municipal, em Arouca. Árbitro: Olegário Benquerença (Leiria), auxiliado por Hélder Oliveira e José Luís Melo.
AROUCA: Ivo Oliveira; Steven (Capela, 28 minutos), Diogo, Fernando e Ricardo Correia; Filipe; Hélder Silva, Pedro Santos (Carlitos, 97), Abelha (Marcinho, 70) e Ruizinho; Rodrigo. Suplentes não utilizados: Jaime, Joel, Tiago e Pina. Treinador: José Pedro.
MARÍTIMO: Marcos; Paulo Jorge, Cardozo, João Guilherme e Luís Olim (Djalma, 46); João Luiz; Vítor Júnior, Bruno e Miguelito; Manu e Lelo (Bruno Fogaça, 60) (Pedro Moutinho, 84) Suplentes não utilizados: Bruno Grassi, Rodri, Briguel e Vicentini. Treinador: Lori Sandri.
Grandes penalidades: 1-0 (Ruizinho), 2-0 (Ricardo Correia), 2-1 (Dalma), 2-1 (Djalma), 3-1 (Filipe). Cartão amarelo a Bruno (82), João Guilherme (104), Marcinho (110).
in IOL Diário

-
Mais em:
Arouca.biz: Arouca afasta Marítimo e segue em frente na Taça de Portugal; Jornal "O JOGO": Arouca afasta Marítimo nos penáltis; RTP: Taça de Portugal: Marítimo cai ante o Arouca; Jornal Record: Arouca e Gil Vicente justificam espírito de Taça; Sol: Derrota do Marítimo é surpresa em domingo de taça;

Sem comentários: