sexta-feira, 2 de março de 2012

Património Arqueológico de Escariz esquecido...

Logo que me apercebi que a edição do jornal "Discurso Directo" desta semana trazia uma entrevista à presidente da Junta de Freguesia de Escariz, confesso que tive esperança de ver aí colocada alguma questão sobre o estado do vasto património arqueológico daquela importante freguesia de Arouca. Mas, não! Não lhe foi colocada qualquer pergunta e Fernanda Oliveira também não reconduziu qualquer resposta para esse tema. É pena! Recordo que foi o tema mais desenvolvido numa das suas primeiras entrevistas enquanto presidente de Junta e, então, teve muito a referir e a prometer, mas, entretanto... Entretanto, não sei!

Para a Páscoa, como que a repisar as pegadas de Pinho Brandão, quando por ali andou com os seus alunos a escavar aqueles importantes conjuntos, alguns deles classificados como Património Nacional, dou lá um saltinho...

Entretanto, - mais um de muitos "entretantos" - espero que alguma associação, algum autarca e/ou vereador se lembre daquele património e se preocupe com o estado em que se encontra e com a sua valorização e divulgação, para que o "entretanto" que encontrei há cinco anos não perdure por muito mais tempo, a desvalor e prejuízo daqueles elementos em particular, mas, também do património e história daquela freguesia, do concelho e até nacional.

Sem comentários: