terça-feira, 7 de julho de 2009

ESTA SEMANA NA HISTÓRIA DE AROUCA (XVIII)

1256.VII.06 – É confirmada documentalmente a morte da Rainha Dona Mafalda.
.
1256.VII.06 – D. Afonso III, rei de Portugal e sobrinho de Dona Mafalda, ordena ao Juiz de Bouças que entregue ao Mosteiro de Arouca o Mosteiro de S. Salvador de Bouças, a herdade de Bouças e a vila de Vilar de Sando, que lhe ficaram por morte de sua tia.
.
1265.VII.10 – D. Afonso III, rei de Portugal, manda Nuno Martins de Chacim, seu meirinho-mor, devolver ao Mosteiro de Arouca a igreja de Cela, que lhe fora tirada em favor do Convento de Paço de Sousa.
.
1515.VII.08 – É reconhecido ao Mosteiro de Arouca o privilégio dos Corregedores das Comarcas da Beira e Estremadura não entrarem nas suas terras para fazerem correições, salvo por especial mandato régio.
.
1640.VII.10 – Dá-se o falecimento do arouquense Pedro de S. João Garcez, cónego secular de São João Evangelista, doutor em Teologia e deputado do Santo Oficio. Havia tomado o hábito no Convento de Vilar.
.
1886.VII.10 – São aprovados os primeiros estatutos da Real Irmandade da Rainha Santa Mafalda, ao que se adivinha, elaborados ainda antes da morte da última monja residente no mosteiro e, com o intuito de acautelar o futuro do espólio ali existente.
.
1967.VII.10 – É fundada a “Casa de Arouca” no Brasil. Mais tarde, muda-se de Tijuca para a Barra da Tijuca, passando a denominar-se “Arouca Barra Clube”.
..
1972.VII.06 – Dom Domingos de Pinho Brandão, Bispo de Filaca e Auxiliar do Prelado de Leiria, é nomeado Bispo Auxiliar do Porto.
.
1990.VII.07 – Tem inicio o I Torneio de Futebol de Onze, organizado pelo Grupo Desportivo de Chave.
.
1992.VII.06 – Realiza-se a I Meia Maratona de Arouca.

Sem comentários: