domingo, 4 de janeiro de 2009

ESTA SEMANA NA HISTÓRIA DE AROUCA (I)

1834.I.01 – Dá-se o último acto de posse a que assistiu uma Abadessa do Convento. Actos que consistiam no juramento e entrega das varas e insígnias régias.
.
1841.I.02 – É constituído o Batalhão Nacional de Milícias de Arouca, que à semelhança de muitos outros organizados por todo o país se destinava a secundar as tropas expedicionárias de Dom Pedro. Existiram até ao completo restabelecimento do Governo Liberal nos Reinos de Portugal e Algarve. Foi nomeado seu primeiro comandante, o Capitão António Pinto Pereira de Vasconcelos, da Casa do Outeiral, antigo combatente no Porto.
.
1884.I.02 – Dá-se o falecimento de Augusto Soares de Azevedo Barbosa de PINHO LEAL, que se notabilizou pela feitura dos 12 volumes do Dicionário “PORTUGAL ANTIGO E MODERNO”. Ao que tudo indica, inspirado num exemplar do raríssimo livro de Pedro Mariz “Dialogo de Vária História” que encontrou quando se encontrava a restaurar a Igreja de Santa Eulália, de Arouca. PINHO LEAL, viveu muitos anos na Casa do Crasto, Carvalhal, do antigo concelho de Fermedo, aonde estava casado.
.
1926.I.02 – É publicado o primeiro número da “DEFESA DE AROUCA”, dirigida e editada por Alberto de Almeida e administrada por Henrique de Almeida. Com estes responsáveis será editada até ao nº592 (1937.V.22).
.
1967.I.01 – O arouquense Óscar Silva, ao serviço do Futebol Clube do Porto, vence a Corrida de S. Silvestre, realizada na cidade do Porto.
.
1977.I.02 – Dom Domingos de Pinho Brandão é eleito Juiz da Real Irmandade da Rainha Santa Mafalda. Vai permanecer nessa qualidade até 22.VIII.1988, data do seu falecimento.
.
1983.I.05 – É constituída a Associação de Fomento Desportivo, Cultural e Recreativo “Sport Rossas e Malta”.
.
1986.I.01 – A Rádio Regional de Arouca, depois de um curto período em que foi silenciada, agora de forma legal e devidamente autorizada a emitir como rádio de âmbito local, volta a ser ouvida.
.
1994.I.02 – É inaugurada a Primeira Fase da Sede Social do Grupo Coral de Urrô, numa cerimónia presidida pelo Presidente da Câmara, Prof. Zeferino Duarte Brandão.
.
2002.I.04 – José Armando de Pinho Oliveira, toma posse como presidente da Câmara Municipal, para o terceiro mandato consecutivo.
.
2007.I.05 – A Ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima, preside à cerimónia de assinatura do protocolo entre a Câmara Municipal e o Instituto Português do Património Arquitectónico (IPAAR), para reabilitar e valorizar o Mosteiro de Arouca. Foi ainda realizada a assinatura do contrato para o restauro da máquina do Órgão do Mosteiro.
.
Nota: À semelhança do que fiz em 2005, no jornal "Defesa de Arouca", sob aquele mesmo título, irei postar aqui semanalmente, durante este ano, alguns dos factos que tenho vindo a recolher para a HISTÓRIA DE AROUCA EM DATAS. No final será publicada a respectiva e devida bibliografia.

2 comentários:

Pedro Sousa disse...

Caro Blogger,


Esta é, provavelmente, uma das mais interessantes iniciativas.

Parabéns!!

Anónimo disse...

Ilustre,

Parabéns por essa recolha que tive o gosto de seguir na Defesa.
Só mesmo tu, para te dares a estes trabalhos...

Cumps,