sábado, 24 de janeiro de 2009

ASSOCIAÇÃO PARA A DEFESA DO PATRIMÓNIO AROUQUENSE

Fundada em 29 de setembro de 1980, a Associação para a Defesa do Património Arouquense tem a sua sede, na ala sul do mosteiro de Arouca.
A sua actividade principal está direccionada para a defesa e preservação do património construído e natural .
As formas de alcançar os objectivos, vão desde a realização de mostras fotográficas, acções de educação ambiental e recolha de documentos e jornais da região.
Possui um considerável e valioso espólio jornalístico de todos os títulos que foram publicados e que disponibiliza para consulta, desde que devidamente justificada. Possui ainda um acervo documental diversificado constituído por documentos públicos e particulares que recolheu em diversas casas senhoriais da região, e que a não serem recolhidos e tratados, tal como aconteceu, provavelmente hoje já teriam desaparecido.
Intervém junto das entidades competentes alertando-as para acções ou atitudes contra natura.
Mercê dos protocolos estabelecidos com as Escolas leva a efeito acções de sensibilização, com os mais novos, procurando uma forma de educação diferente para a vida e para as coisas.
Promove acções de sensibilização através de palestras e conferencias.
No seu espaço promove exposições versando as mais diversas áreas, mas com predomínio para os valores e riquezas locais.
Brevemente vai inaugurar uma mostra geológica com uma gama diversificada dos diversos materiais e fenómenos líticos da região de modo a poder proporcionar aos estabelecimentos de ensino locais conhecimentos que visam conhecer e aprofundar conhecimentos neste domínio.
A profícua actividade editorial que exerce cujos os títulos focam áreas que vão desde historia, linguistica, etnologia, etnografia são uma das grandes áreas de intervenção da Associação que já dispõe de um número considerável de títulos. in ADPA.

Sem comentários: