quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

ESTA SEMANA NA HISTÓRIA DE AROUCA (V)

1860.I.28 – É criada a Companhia Arouquense de Exploração Carbonífera, sociedade anónima de responsabilidade limitada. Foi constituída por Francisco Saraiva Couraça, Augusto Soares de Azevedo Barbosa de Pinho Leal, António da Silva Rica, Dr. João Alberto de Vasconcelos, Dr. António Teixeira de Brito, Veríssimo Albino Teixeira Vaz Pinto, Manuel Soares de Sousa, Joaquim dos Reis Castro Portugal e Manuel Gonçalves, com o capital de 7.800$000 réis.
.
1912.I.28 – Inicia-se a curta publicação do Jornal Político-Noticioso “O AROUQUENSE”, dirigido pelo Pe. António Brandão, e editado por José Luís de Sousa.
.
1919.I.26 – Dá-se o falecimento do Dr. Inácio Teixeira Brandão de Vasconcelos, natural de Rossas e residente na Casa da Alhavaite, fundador benemérito da Real Irmandade da Rainha Santa Mafalda. Notabilizou-se, entre outras coisas, pela argumentação, junto da Comissão de Fazenda da Câmara dos Deputados, que levou à extinção dos foros pagos ao Convento de Arouca em 1898.
.
1928.I.29 – Realiza-se o concurso público para arrematação da construção de duas casas contíguas destinadas à habitação dos Magistrados Judiciais, a edificar à entrada da vila de Arouca.

1967.I.29 – O Pe. Domingos de Pinho Brandão, natural da Casa do Outeiro, freguesia de Rossas, é ordenado Bispo.
.
1967.II.01 – Entra em vigor o Código de Posturas da Câmara Municipal.
.
1981.I.29 – É inaugurada a Escola Primária da Boavista, na freguesia de Santa Eulália.
.
1982.I.28 – É inaugurada a estrada e respectiva luz pública para o lugar da Regadas, na freguesia de Rossas.
.
1984.I.29 – Dá-se o falecimento de Afonso Pinto de Magalhães, figura muito conhecida nos meios comerciais, industriais, bancários, desportivos e culturais, que deixou bem vincada a sua personalidade e dinamismo, entre a população arouquense e, nomeadamente, no Futebol Clube de Arouca, de que era presidente Honorário.
..
1990.I.26 – É fundada a FAJDA – Federação das Associações Juvenis do Distrito de Aveiro, com sede em Arouca. Victor Mendes, de Alvarenga, é o seu fundador e primeiro presidente.
.
2001.I.30 – Dá à estampa pela derradeira vez o Jornal “CRUZ DE MALTA”, Mensário da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Rossas, primeiramente denominado Mensário do Grupo Cultural e Recreativo de Rossas.
.
2001.I.30 – É publicada no Diário da República a Ordenação heráldica do brasão e bandeira da freguesia de Urrô.
.
2005.I.28 – A Assembleia Metropolitana do Porto aprova a adesão do concelho de Arouca àquela circunscrição administrativa (GAMP – Grande Área Metropolitana do Porto).
.
2005.I.29 – São inauguradas as novas instalações sociais e desportivas do Centro Cultural, Recreativo e Desportivo do Burgo.
.
2005.II.01 - A Câmara Municipal aprova por unanimidade o projecto de recuperação das aldeias tradicionais, de Cabaços, Tebilhão, Rio de Frades, Cando, Covelo de Paivó, Drave e Paradinha.
.
2007.I.30 – António Jorge, natural da freguesia de Rossas, descobre o paradeiro de três dos cinco painéis pintados a óleo, dos começos do séc. XVII, levados da igreja paroquial daquela freguesia nos anos cinquenta do século passado. Os referidos painéis encontravam-se no mesmo sítio para onde haviam sido levados naquela altura por Dom Domingos de Pinho Brandão, numa arrecadação do Museu de Arqueologia e Arte Sacra do Seminário Maior do Porto, fundado por aquele bispo natural de Rossas, à altura em que foi Reitor daquele Seminário. Até este dia, o paradeiro daqueles painéis era dado como incerto, sendo que nem os próprios responsáveis daquele Museu conheciam a sua origem.

1 comentário:

Anónimo disse...

hoje, onze do dois, na tua história, ocorre um futuro que é preto e branco mas com muitas cores pelo meio! No mediar é que nasce a virtude! Bons conflitos!
antónio