quarta-feira, 14 de outubro de 2009

ESTA SEMANA NA HISTÓRIA DE AROUCA (XXXII)

1211.X.13 – Inocêncio III, numa Bula dirigida à própria infanta D. Mafalda, confirma-lhe as terras de Bouças, Tuias e Arouca, com as suas pertenças. No entanto, e apesar da declarada protecção papal, pelo menos com relação a Bouças, Dona Mafalda viria a ficar despojada da herança paterna.
.
1227.X.15 – É celebrado um acordo entre a rainha Dona Mafalda e o Bispo do Porto D. Martinho sobre o mosteiro e igreja de Bouças, o qual, em alguns pontos, fica em aberto. O Bispo permite, ainda, que à Rainha e a esse Mosteiro não se estenda o interdito.
.
1254.X.17 – O Bispo de Lamego D. Egas Pais, confirma a apresentação de Pedro Fernandes para pároco da igreja de S. Salvador de Várzea, feita pela rainha Dona Mafalda e a abadessa e convento de Arouca.
.
1767.X.12 – Nasce na Casa da Tulha, freguesia de Várzea, aquele que viria a ser o último bispo da extinta diocese de Pinhel, Dom Leonardo de Sousa Brandão.
.
1785.X.18 – Camilo Castelo Branco, num processo de inspiração para escrever o «Mosaico e Selva», chega a Alvarenga para uma estadia de três dias, em casa do Padre Bernardo.
.
1832.X.16Frei Simão de Vasconcelos, que em Arouca combateu contra as ordenanças absolutistas e pela liberdade, é julgado sumariamente e condenado à morte, pela famigerada comissão de Viseu.
.
1891.X.17 – Francisco Augusto Mandes de Alcântra é nomeado Juiz de Direito da Comarca de Arouca.
.
1899.X.17 – Dá-se o falecimento do Pe. António Pinto Ferreira, natural da freguesia de Moldes.
.
1953.X.14 – Dá-se o falecimento de Alberto Brandão de Sousa e Vasconcelos, de Alhavaite, Burgo. Foi Presidente da Câmara, Administrador do Concelho por diversas vezes, e Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Arouca durante 37 anos consecutivos.
.
1964.X.17 – É constituída a Comissão de Melhoramentos do Monte da Senhora da Mó.
.
1971.X.16 – Joaquim Brandão de Almeida, de Várzea, que ocupava o cargo de vice-presidente em exercício, toma posse como Presidente da Câmara Municipal.
.
1986.X.14 – Vai para o Ar a primeira edição da Rádio Regional de Arouca, ainda a título experimental e com emissor na Farrapa, freguesia de Chave. Foi seu fundador Adelino Pinho, natural da freguesia de Rossas, ainda hoje director, proprietário e «alma» da estação.

1992.X.15 – É constituído o Grupo Desportivo do Burgo. Mais tarde, passa a denominar-se Centro Cultural, Recreativo e Desportivo do Burgo.
.
2001.X.12 – É inaugurada a Escola E.B. 2,3 de Escariz, numa cerimónia presidida por Júlio Pedrosa, Ministro da Educação.

Sem comentários: