quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Esmiúçando a candidatura do PSD, encabeçada por Artur Miler

Artur Miler, Médico, natural do vizinho concelho de Oliveira de Azeméis e residente na vila de Arouca, candidata-se a presidente da Câmara Municipal de Arouca pelo PSD – Partido Social-Democrata.
Depois de ter exercido um discreto mandato à frente da estrutura local do PSD, Artur Miler acabou por se candidatar a um segundo mandato e, também assim, colocar-se em situação de encabeçar a lista do partido à Câmara Municipal. Para isso prometeu mais determinação, dinâmica e ambição. Cenário irreversível, encetaram-se esforços no sentido de clarificar quem estava com este projecto e, aparentemente, decretar que, quem por ele não estivesse, estava contra ele. Percebe-se a existência de um PSD remetido ao silêncio.
Diz o ditado popular que “o caminho faz-se caminhando” e, neste sentido, Artur Miler, que se nota entusiasmado e interessado ao falar de Arouca, mas, apesar de tudo, com pouco rasgo e iniciativa política, tem beneficiado das ideias e do apoio incondicional dos vários elementos com que entretanto se rodeou, deixando em retaguarda marcas de simpatia e bom trato. Quando o estrago de quem vai à frente “a levantar poeira” não é grande, Artur Miler consegue capitalizar.
Sendo já menos evidente uma alegada tonalidade laranja da maioria dos arouquenses, o certo é que as setas do símbolo do PSD, per si, ainda valem muitos votos, independentemente dos candidatos. Falta mesmo conseguir cativar o próprio PSD, os insatisfeitos com a actual Câmara e os chamados eleitores flutuantes. Porém, contrariamente ao que tem vindo a ser feito, isto consegue-se levantando bandeiras próprias e alternativas, e com incursões cuidadosas em terrenos doutras tonalidades.
Óscar Brandão, Professor, natural da freguesia de Rossas e a residir em Gondomar, acabou por aceitar encabeçar a lista à Assembleia Municipal, cujos bancos já não lhe são estranhos. É hoje inevitavelmente mais conhecido que das duas vezes em que se candidatou à Câmara Municipal, mas, atendendo ao desfecho destas candidaturas, isso pode não ser necessariamente bom.

Sem comentários: