domingo, 20 de julho de 2008

Dom Domingos - por Dom António

«Quando, num momento sumamente delicado da vida daquele Seminário Teológico (do Porto), tive de procurar o homem próprio para exercer a reitoria, a minha consulta com o Vigário-Geral de então e também Decano dos professores e com outros era à busca dum padre de solidez psicológica indúbia, de carácter firme e transparente, de inteligência lúcida, dúctil e activa, e finalmente da cultura apropriada: para o dizer na linguagem do povo que se considerava educador por excelência, - o povo inglês – procurávamos a soundness de personalidade e carácter, a fim de colocar the right man in the right place. E assim convivemos na pessoa do Dr. Domingos de Pinho Brandão, a quem nomeei Vice-Reitor, com exercício efectivo da reitoria: acerto de escolha que foi confirmado, três anos depois, com a nomeação formal de Reitor».
«Mas não tardou muito que a Sé Apostólica reconhecesse as qualidades de D. Domingos e o chamasse à dignidade e serviço episcopal, primeiro na Diocese de Leiria e depois na do Porto. O que foi D. Domingos Brandão e continua a ser no serviço destas Igrejas particulares competirá especialmente aos Bispos em título dizê-lo; por mim aproveito mais esta feliz ocasião para expressar-lhe, simplesmente e sempre de novo, quanto me sinto grato pela sua amizade, lealdade, colaboração e bom conselho, que, sendo serviço da Igreja, me obrigam a mim ao franco reconhecimento e à perpétua homenagem».
por Dom António Ferreira Gomes,
então, Bispo do Porto.

Sem comentários: