domingo, 20 de julho de 2008

Dom Domingos - sua filiação e ascendência

Domingos de Pinho Brandão, filho de Domingos de Pinho Brandão, natural de Cimo de Vila, f. de Rossas, e Luciana Joaquina Martins, natural de Nabais, f. de Escariz, nasceu na Casa do Outeiro, na freguesia de Rossas, concelho de Arouca, em 9 de Janeiro de 1920. Contam-se entre seus irmãos Angelina de Pinho Brandão (falecida), Maria de Pinho Brandão (falecida), Amaro de Pinho Brandão (falecido), Rui Martins de Pinho Brandão (falecido), Joaquim Martins de Pinho Brandão e Luciana de Pinho Brandão.
Seu pai, Domingos de Pinho Brandão, era natural do lugar de Cimo de Vila, desta mesma freguesia de Rossas. Mudou-se para a Casa do Outeiro, depois de, em 1907, a ter adquirido ao Doutor António Caetano de Abreu Freire Egas Moniz, Prémio Nobel da Medicina, que a havia herdado de seu tio e nela passava muitos dos seus períodos de férias. Domingos de Pinho Brandão, para além de abastado proprietário, foi ainda presidente da Junta de Freguesia de Rossas de 1919 a 1926.
Na ascendência de Dom Domingos encontrámos mais dois servidores da Igreja: o Pe. Domingos de Pinho Brandão (n.18.XI.1732, f.19.V.1796) e o Pe. Joaquim de Pinho Brandão, apelidado por Aquilino Ribeiro, seu colega no Seminário de Beja, como «o cavador escapo à terra...», que este muito admirou e recorda nas suas Memórias.

Sem comentários: