quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Capela da Paróquia de Alvarenga assaltada.

Desconhecidos furtaram seis estátuas da capela da Nossa Senhora do Monte, no passado fim-de-semana, em Alvarenga. Duas das estátuas são consideradas obras de arte sacra de grande valor. Depois de arrombarem duas pequenas clarabóias no tecto, os assaltantes introduziram-se no interior da capela e abriram a porta principal. Levaram a imagem da Santa padroeira (Senhora do Monte) em madeira e com cerca de 1,20 metros; uma imagem em Madeira da Santa Barbara, com cerca de um metro; duas outras mais pequenas, uma de um Santo não identificado e a outra de Nossa Senhora de Fátima e, ainda, mais duas réplicas em barro da padroeira, com cerca de 80 centímetros. "Devem ter sido roubadas no domingo à tarde ou durante a madrugada" afirmou o padre Miguel Almeida, responsável pela paróquia. Explica que se trata de um "sitio muito isolado e remoto" o que terá facilitado a tarefa dos ladrões. O pároco lembra que as estátuas da Senhora do Monte, com cerca de 150 anos, e de Santa Barbara têm "um valor incalculável". A padroeira tinha sido restaurada há cerca de seis anos. "As outras não tinham grande valor como obras de arte sacra" adiantou.
Miguel Almeida recorda que a casa de apoio à capela tinha sido assalta há um ano e que na ocasião levantou a hipótese de retirar estas duas estátuas da capela. Mas está pretensão não terá recebido a concordância dos paroquianos. (DR) in Roda Viva
.
Oxalá exista inventário dessas peças na paróquia de Alvarenga ou tenha já esta capela sido visitada pelos inventariantes da Diocese do Porto.
Infelizmente, esta ocorrência, que se soma a muitas outras do género, vem dar razão àqueles que defendem a substituição de imagens e peças mais valiosas por réplicas, recolhendo aquelas em espaços mais seguros. É pena, porque as peças, independentemente do seu valor, querem-se no sítio para onde foram concebidas e/ou adquiridas. Oxalá sejam recuperadas!

Sem comentários: