quarta-feira, 22 de abril de 2009

GEOPARQUE AROUCA ACEITE PELA UNESCO

Equipa de trabalho da Associação Geoparque de Arouca
.
É oficial. O Geoparque Arouca é, agora, membro de pleno direito da Rede Europeia de Geoparques. A decisão foi hoje dada a conhecer em conferência de imprensa, com a presença do presidente da AGA – Associação Geoparque Arouca, Campelo de Sousa, do coordenador executivo, António Carlos Duarte, e do coordenador científico do projecto, Artur Sá, bem como do presidente da Câmara Municipal.
Das nove candidaturas apresentadas à Rede da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), apenas duas foram aceites, tendo o Geoparque Arouca sido o único a colher unanimidade.
Segundo a comunicação oficial da Rede Europeia de Geoparques, «o Geoparque Arouca tem um elevado potencial para ser um forte membro da Rede». Esta classificação estende-se a todo o território concelhio, o que representa, a partir deste momento, um desafio ainda maior.
A partir desta altura, o Geoparque Arouca assume-se como um projecto congregador, abarcando a preservação do património, acções educativas, promoção turística, mas também a divulgação dos nossos usos, costumes e tradições, eventos culturais e turísticos, a gastronomia e a doçaria, etc., sendo, portanto, vital para o desenvolvimento sustentável do concelho.
Novos projectos, Casa das Pedras Parideiras e o Centro Interpretativo da Granja, na Serra da Freita, e a musealização do Complexo Mineiro de Rio de Frades são os passos seguintes, transformando estes locais em espaços de atracção, divulgação e estudo intensivo.
São parte do Geoparque 41 geossítios, que constituem um património geológico único, dos quais se destacam as Trilobites e as Pedras Parideiras, bem como a Frecha da Mizarela.
Neste momento, é a AGA – Associação Geoparque Arouca quem tem a responsabilidade de gerir todo este vasto projecto. Estão já no terreno os programas educativos, que visam dar a conhecer aos alunos de todos os níveis de ensino a história geológica e cultural deste território, que já trouxeram a Arouca mais de 2000 estudantes de todo o país. As Rotas Turísticas estão também disponíveis, para conhecer Arouca e desfrutar das suas riquezas por vários percursos delineados.
Estas e outras informações em
http://www.geoparquearouca.com/
.
________________________________________________
.
A aceitação unânime da candidatura do Geoparque Arouca e a sua integração oficial pela UNESCO na Rede Europeia de Geoparques, conhecida hoje, é um acontecimento histórico e de extrema relevância para Arouca, para a sua divulgação, promoção, desenvolvimento e, muito particularmente, para a recuperação e preservação do seu património natural e edificado. É com satisfação e orgulho que tomo conhecimento desta noticia.
Pelo que não quero deixar de cumprimentar e dar os meus sinceros parabéns à Câmara Municipal, na pessoa do seu presidente José Artur Neves, e à Associação Geoparque de Arouca, na pessoa do seu presidente Campelo de Sousa, pelo bom termo a que fizeram conduzir esta candidatura.

Sem comentários: