sexta-feira, 24 de abril de 2009

ESTA SEMANA NA HISTÓRIA DE AROUCA (XVII)

1314.IV.21 – D. Dinis, rei de Portugal, confirma a doação de uma herdade, que rendia 10 libras, que a monja D. Maior Gonçalves de Portocarreiro desejava deixar ao mosteiro de Arouca.
.
1315.IV.20 – Dona Aldonça Anes de Briteiros, monja no Convento de Arouca, e posteriormente Abadessa, obtém de D. Dinis autorização para deixar ao mosteiro herdades que rendam até 200 libras por ano.
.
1916.IV.23 – Dá à estampa o último número (n.º37) do Semanário literário, cientifico e artístico “O GAROTO”. Foi seu Director: Joaquim Tavares de Almeida; Adminitrador e Editor: Joaquim da Silva Amaral; Redactor: A. Alves de Almeida, A. Tavares de Almeida. Redação e Administração: Reguengo de Chave (Arouca), e era composto e impresso na Tipografia de A. Valente de Almeida & Irmãos. Nas páginas deste semanário, que iniciou a sua publicação em 1915, encontrámos vários desenhos à pena do artista Maurício de Almeida.
.
1943.IV.24 – Domingos de Pinho Brandão, natural da Casa do Outeiro, freguesia de Rossas, é ordenado sacerdote na Basílica de S. João de Latrão, em Roma.
.
1965.IV.25 – São aprovados os estatutos da Associação dos Bombeiros Voluntários de Arouca.
.
1994.IV.24 – É inaugurada, em Rossas, a 1ª Edição do “Maio Cultural”. Evento organizado por todas as associações e forças vivas da freguesia.
.
2007.IV.22 – É entregue ao Centro de Interpretação Geológica de Canelas o Prémio de Mérito Turístico, instituído pela Rota da Luz para distinguir a dinâmica empresarial no âmbito do desenvolvimento turístico regional.
.
2008.IV.22 – Dia Nacional do Património Geológico e Dia Mundial da Terra. Decorreu no Salão Nobre da Câmara Municipal a entrega do Prémio Geoconservação 2008 à Câmara Municipal de Arouca, atribuído por unanimidade pelo júri da ProGEO (Associação Europeia para a Conservação do Património Geológico).

Sem comentários: