sexta-feira, 17 de novembro de 2006

Arouca na primeira metade do século passado

Feira da Colheitas
.


«Corria o ano de 1944 e estávamos em plena guerra mundial – a Segunda Grande Guerra.
O nosso país mantinha-se neutral, mas, apesar disso, e sob múltiplos aspectos, teve de suportar as terríveis consequências do conflito. Dum modo especial, no que se refere ao abastecimento de géneros alimentícios e carburantes, além de muitos outros produtos, Portugal viu-se forçado a sofrer grandes privações e os preços exorbitantes do mercado negro. E a situação manteve-se sempre grave, tanto nos grandes centros como nas próprias aldeias, onde faltava o pão, alimento essencial ao trabalho do campo.
Então, os Grémios da Lavoura e as próprias Câmaras foram chamadas a colaborar na regularização dos abastecimentos, sendo criadas, junto destas, comissões especiais encarregadas de proverem à distribuição de géneros às populações rurais. O milho e os outros cereais panificáveis escasseavam também, mercê dum açambarcamento desenfreado, que por toda a parte se fazia sentir.
Foi considerando esta dramática situação e as funestas consequências dela derivadas, que o Grémio da Lavoura de Arouca resolveu adoptar uma medida altamente simpática, destinada, por um lado, a atenuar a crise, e pelo outro a promover uma benéfica acção de fomento, que se impunha realizar.
Tornava-se imperioso estimular a produção de todos os cereais, sobretudo do milho, que é o de maior consumo na região e, para tanto, o Organismo resolveu realizar diversos concursos, entre os lavradores seus associados, tendo em mira, todos eles, conseguir um aumento substancial das produções.
Adoptada tal medida, que logo teve o apoio e o auxilio financeiro da Câmara e doutras entidades, foi elaborado um plano de acção e estabelecido o respectivo programa, do qual constavam o número e a natureza dos concursos a realizar, montante dos prémios a distribuir, que eram numerosos e de valor elevado, como convinha, sobretudo para a cultura do milho, pois era esta que mais se pretendia estimular.
Os concursos da «Melhor Seara» - de milho, cevada e trigo – da «Melhor Fruta», da «Melhor Adega» e do «Melhor Linho», foram o fundamento justificativo da criação da «Feira das Colheitas», pois assim passou a designar-se o certame, no qual foi integrado também o «Concurso de Raça Bovina Arouquesa», já criado no concelho.(…)»

(in BRANDÃO, António de Almeida, "Memórias de Um Arouquense", Universidade Nova de Lisboa, 2000, pág. 113 ss.)

Sem comentários: