terça-feira, 4 de outubro de 2011

Resultados preliminares dos CENSOS'11... na base da reforma autárquica.

De entre muitas das conclusões dos resultados preliminares dos CENSOS 2011, resulta a reclassificação das freguesias de Arouca, em Rurais, Urbanas e Mistas, sendo que apenas a freguesia de Arouca (sede do concelho) é considerada Urbana (APU); Burgo, Chave, Urrô e Várzea, são consideradas Mistas (AMU), e as restantes 15 consideradas Rurais (APR).

Porém, em minha opinião, e apenas com base na minha visão aerofotogrametrica do concelho, é uma classificação falaciosa que, para além do mais, não se evidencia no terreno, nomeadamente por recurso a simples comparação.

Por exemplo, a freguesia de Rossas (considerada APR), atenta a sua dimensão não é mais rural que a freguesia de Urrô (considerada AMU), e tem mesmo mais cerca de 500 habitantes, numa dimensão pouco maior. Mas, muitos mais exemplos se poderiam confrontar, como Escariz (também considerada APR), significativamente mais populosa, pese embora a sua relativa maior dimensão.

Mas, o pior, é que, ao contrário daquilo que defendi em tempo, são estes os dados que estão sobre a mesa da reforma autárquica, numa qualquer divisão da Direcção-Geral das Autarquias Locais, "sem janelas para o exterior"...

Espero, sinceramente, que os autarcas de Arouca estejam responsávelmente atentos, activos e empenhados, procurando prosseguir a vontade maioritária dos fregueses que representam! Já que, mais uma vez, os partidos políticos se demitiram de liderar um debate necessário e, este sim, verdadeiramente político!

Sem comentários: