sábado, 3 de setembro de 2011

Ainda sobre a Praça Brandão de Vasconcelos...

Nos últimos dias foi criado um grupo no facebook, denominado "Em defesa da NOSSA PRAÇA". Manifestamente fora de tempo, diga-se! Tendo em conta que a aprovação da candidatura ao Polis XXI veio a conhecimento em 2009 e o anteprojecto foi apresentado há mais de um ano e meio, com abertura do respectivo período de dicussão pública. Onde estavam então estes arouquenses e nomeadamente o principal partido da oposição que recentemente veio recomendar a suspensão e reavaliação das obras na Praça?

Pessoalmente, embora não alinhe com os argumentos do PSD e apesar de, a princípio, entender razoável a solução encontrada para a regeneração e revitalização da Praça Brandão de Vasconcelos, entendo que não prejudicará a execução do projecto se se suspender e reavaliar aquela intervenção. Porque, de facto, parece-me melhor solução desacentuar a forma circular prevista e não afastar tanto o chafariz que, para além de prejudicar um dos intentos evidentes no projecto, deve continuar a assumir protagonismo na placa central da Praça, ainda que ligeiramente afastado da posição em que hoje se encontra.

Acresce notar alguma arrogância por parte da Câmara em manter a solução projectada ab initio - sem resposta, contra-argumentação ou maior justificação - apesar das recomendações e alternativas, propostas por pessoas e entidades responsáveis, em tempo útil! O que era desnecessário e recomendam o bom-senso e memória que se evite! Para que não venha a suceder com a Praça, nomeadamente, o que aconteceu com uns célebres calhaus que existiram na principal rotunda da vila, igualmente pouco consensuais e, por isso, removidos da noite para o dia, na mudança da Câmara laranja para a Câmara rosa!

______________

Post scriptum - Quando acima pergunto onde estava o principal partido da oposição, óbviamente refiro-me à CPC do PSD Arouca e não aos vereadores da oposição na Câmara, que por acaso são do PSD. Porque, sejamos claros, era importante que o principal partido da oposição tivesse manifestado posição pública, em tempo, e mobilizadora da comunidade local, com vista ao desiderato pelo qual desde o ínicio, diga-se em abono da verdade, os vereadores da oposição vinham a lutar nas reuniões de Câmara, e em cujas tomadas de posição me revejo absolutamente. De resto, até posso achar que a mobilização que agora se está a gerar, tenha sido despoletada por recente tomada de posição da CPC do PSD Arouca. Mas, infelizmente, agora fora de tempo e, porventura, sem sucesso ou com prejuizo!

Mais! Teria sido mesmo importante saber o que é que a CPC do PSD Arouca achava do Pólis XXI e da aprovação da candidatura! E depois, em tempo, sim, saber das suas criticas e propostas alternativas!

1 comentário:

Anónimo disse...

Nada é perfeito... Nunca...