sábado, 19 de junho de 2010

Genealogia das principais Famílias de Rossas

Está entroncada parte significativa das 7 gerações descendentes do último Capitão de Rossas, que agora se juntam aos restantes estudos genealógicos das 15 principais Casas e Famílias da extinta Comenda de Rossas da Ordem de Malta.
Orientadas e parcialmente entroncadas estavam já as gerações descendentes dos Aranha Brandão e Ferreira Brandão, da Cavada; Tavares Teixeira e Vasconcelos e Cirne, de Terçoso; Teixeira de Vasconcelos, da Vinha e Sequeiros; Brandão de Vanconcelos, da Felgueira; Ferreira de Vasconcelos e Ferreira de Pinho, da Comenda; Pinho Brandão, de Cimo de Vila, Corregato, Campo de Fora e Outeiro, e os Rocha e Melo daqui; Almeida Brandão, de Telarda de Cima; Teixeira Brandão, de Telarda de Baixo; Almeida Brandão, de Eidim; Aires, do Trigal; Martins, da Barroca; Leão e Aguiar, de Sinja, compreendidas entre 1650 a 2000, datas em que balizo esta pesquisa genealógica.
Para valorização das gerações geradas e criadas no Vale do Urtigosa, toma assim dimensão significativa um capítulo de "Rossas - Inventário Natural, Patrimonial e Sociológico", que tão pouco se tinha em vista. Haja tempo e pestanas!
Entretanto, destinem-se as horas vagas também ao estudo das Ordenanças e dos Maiores de Rossas que as serviram.
Um dia, mais do que estórias, haverá história para ler e contar!

Sem comentários: