sábado, 10 de abril de 2010

FAMA FOI FUNDADA HÁ DEZ ANOS

Passam hoje dez anos desde a data em que Victor Manuel Mendes Neves, pela Associação Cultural do "Jornal Jovem de Alvarenga"; Carlos Alberto Tavares Costa, pela Associação de Fomento Desportivo, Cultral e Recreativo "2002 Nogueiró"; Rui Pedro Quaresma Pereira Azevedo Brandão, pelo Conjunto Etnográfico de Moldes; Manuel Joaquim Gonçalves de Lima, pela Associação Cultural e Recreativa de Mansores; e Óscar de Pinho Brandão, pela Associação Social, Cultural e Desportiva "Unidos de Rossas", fundaram a FAMA - Federação das Associações do Município de Arouca, tendo por objectivo representar as Associações do Município de Arouca, defendendo as suas aspirações, lutando pela resolução dos seus problemas e carências, promovendo o associativismo como instrumento de participação cívica de formação e de desenvolvimento local.
Tive a honra e o privilégio de presidir aos dois primeiros mandatos desta nova estrutura que, tal como os seus fundadores, julgava necessária e estruturante para a organização, representação e defesa do movimento associativo no município de Arouca.
Dez anos volvidos sobre a fundação, recordo e partilho algumas notas sobre aqueles dois mandatos:
.
Logótipo
O primeiro logótipo da FAMA, imagem dos dois primeiros anos de existência, foi concebido por Óscar Brandão. Já no segundo mandato como presidente da Direcção, entendi que o logótipo da Federação deveria ser mais moderno e traduzir o espírito desta estrutura. O novo logótipo, para além de identificar fácilmente a Federação, deveria ter um elemento identificativo de Arouca e traduzir a reunião das associações do município em torno da sua estrutura representativa. Com estas três ideias em mente, solicitei a colaboração do André Almeida que, em pouco tempo, me apresentou três esboços que, no seu entender, poderiam vir a cumprir o desiderato pretendido. Rejeitei liminarmente dois deles e passámos a debruçar-nos sobre o terceiro que julgava estar já muito próximo do pretendido.
O resultado final, que mais tarde viria a merecer a aprovação unânime da Direcção e da Assembleia Geral, é um logótipo com sete elementos cheios a azul, simbolizando os vários tipos de associações federadas e um esboço abstracto do Convento de Arouca, formando a letra "F" de Federação, com fundo amarelo e descrição em rodapé.
Continua!

Sem comentários: