quinta-feira, 29 de abril de 2010

MUNICÍPIO DISTINGUE MANUEL VALÉRIO

No próximo dia 02 de Maio, feriado municipal, o Município de Arouca distingue Manuel Valério Soares de Figueiredo, com a Medalha de Mérito Municipal, Grau Ouro, «pelo trabalho desenvolvido, desde há cerca de duas décadas, com esforços intensos e profícuos no estudo, preservação e divulgação dos achados fósseis (trilobites) da louseira de Canelas».
«Manuel Valério é natural de Canelas, sendo o 12º de treze filhos, oriundo de uma família simples. Desde 1990 que se dedica à exploração da sua pedreira, através da empresa «Ardósias Valério & Figueiredo, Lda».
Para além da exploração comercial da pedreira, a descoberta de fósseis de trilobites moveu-o para o estudo, preservação e divulgação destes achados. A sua curiosidade leva-o a aconselhar-se com paleontólogos de renome internacional, que o alertam para o carácter único dos achados, e o empresário lança-se, mais tarde, na fundação do Centro de Interpretação Geológica de Canelas, cujo número de visitantes não pára de aumentar.
Manuel Valério e o CIGC receberam vários prémios de reconhecimento, destacando-se o prémio de Mérito Turístico da «Rota da Luz», por ser considerado um exemplo de boas práticas, e a distinção do Rotary Clube de Arouca. Agora, a Câmara Municipal de Arouca confere-lhe o mais elevado grau de reconhecimento municipal.»
.
Trata-se de uma justa e merecida distinção, à qual não quero deixar de me associar. O meu bem haja a Manuel Valério Soares de Figueiredo.

Sem comentários: