sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Conclusão da Variante novamente adiada

Com o anúncio do Ministro das Finanças cai por terra o fecho da Via Estruturante que ligará Arouca a Santa Maria da Feira, inserida na Concessão Vouga, e ainda a ligação ao IC35 via zona industrial de Mansores
Em entrevista emitida ontem (28 de Janeiro) na RTP o Ministro da Finanças, Teixeira dos Santos, revelou que o "neste momento entendemos que não há necessidade de lançar mais concursos ou fazer novas adjudicações no domínio da rede viária, porque o que havia a fazer, no essencial, está feito". Este anúncio, segundo o governante, insere-se num conjunto de medidas tomadas pelo executivo no sentido de reduzir o elevado défice que o país está confrontado.
A concretizar-se este anúncio cai por terra a conclusão da variante que ligará Arouca a Santa Maria da Feira, inserida na Concessão Vouga, cujo concurso estava acometido à Estradas de Portugal lançar durante o primeiro semestre de 2010.
De recordar que durante a campanha eleitoral, em passagem por Arouca, o então candidato a primeiro-ministro José Sócrates prometeu aos arouquenses todo o empenho na conclusão daquela ansiada rodovia. Além de José Sócrates, também Paulo Portas, deputado municipal de Arouca, em recente entrevista ao RODA VIVA referiu o seu empenhamento na inscrição do arranque daquela via no Orçamento de Estado para 2010. in Roda Viva
.
Sendo legítimo à oposição apontar o dedo por mais este revés relativamente à Segunda Fase da Via Estruturante Arouca/Feira, deve, no entanto, não embarcar na habitual demagogia que apenas descredibiliza.
Fui e sou daqueles que, relativamente a esta matéria, preferi e prefiro acreditar em quem prometeu e promete, do que naqueles que nada prometem e apenas se limitam a constatar e procurar ganhos em promessas falhadas. São os primeiros que se comprometem e é dos primeiros que posso exigir o cumprimento das promessas.
Por isso, acreditando que o próprio presidente da Câmara Municipal de Arouca, mais do que todos, quer ver esta obra avançar e que, também ele, terá sido apanhado de surpresa por esta notícia, é a hora de fazer valer as promessas do próprio Primeiro-Ministro, quando em campanha se deslocou a Arouca e, também, tempo do deputado municipal Paulo Portas fazer valer os seus méritos por Lisboa em favor desta ligação de Arouca a Santa Maria da Feira, como se comprometeu. De resto, pode perguntar-se ,desde já, o que fez, entretanto, nesse sentido?

Sem comentários: