sábado, 6 de dezembro de 2008

Amadorismo e desconhecimento...

A edição desta semana do semanário arouquense “Discurso Directo” traz uma entrevista ao presidente da FAMA (Federação das Associações do Município de Arouca) onde, às tantas, se pergunta ao entrevistado: «A Sede da FAJDA (Federação das Associações Juvenis do Distrito de Aveiro), tendo custos para a Câmara, não devia ser partilhada com a FAMA?»
.
1. É com grande estranheza que vejo esta pergunta, reveladora de um amadorismo e desconhecimento de bradar aos céus, ser feita e reproduzida por este jornal. Principalmente, por este jornal.

2. À semelhança do próprio presidente da FAMA que desconhece tais custos, confesso que gostava de saber que custos tem a sede da FAJDA para a Câmara e qual a competência desta em relação àquela sede. O pressuposto é errado e a competência sugerida é inexistente.

3. A FAJDA é uma federação de âmbito distrital, representativa das associações juvenis do distrito de Aveiro, que nela se encontram federadas. A FAMA, por sua vez, é uma federação de âmbito municipal, representativa das associações do município de Arouca, que nela se encontram federadas. Ou seja, a primeira representa apenas associações juvenis; enquanto a segunda, à luz dos seus actuais estatutos, pode abarcar, como de facto acontece, todo o tipo de associações existentes no concelho de Arouca.
.
4. A FAMA, por força dos seus actuais estatutos, gizados na linha do espírito que orientou a sua constituição, nem sequer se poderá federar na FAJDA, à semelhança, por exemplo, daquilo que acontece com esta relativamente à FNAJ (Federação Nacional das Associações Juvenis). Trata-se de Federações com abrangências distintas.
.
5. A sede em causa foi concebida e edificada pela FAJDA, em terreno cedido pela Câmara Municipal de Arouca, sendo financiada, na sua maior parte, por Programas específicos de Apoio ao Associativismo Juvenil.
.
6. Como organismo de carácter distrital que é, a FAJDA tem a sua sede no concelho de Arouca, como a poderia ter num outro qualquer concelho do distrito de Aveiro. E, neste sentido, colocar tal hipótese relativamente à Federação das Associações do Município de Arouca, equivaleria a colocar a mesma hipótese relativamente a todas as outras federações similares existentes noutros municípios do distrito.

7. Porém, a título generoso e gratuito, sem vinculo e/ou compromisso de qualquer natureza, para além das associações federadas, sempre que solicitado e haja disponibilidade de espaço, a FAJDA tem cedido as suas instalações à FAMA, várias associações e grupos informais de Arouca, para reuniões diversas, actos eleitorais, cursos, formações seminários e conferências.

Sem comentários: