sexta-feira, 8 de dezembro de 2006

Arouca na primeira metade do século passado

Obras e Inaugurações
.
Em Janeiro de 1901, são encetadas diligências com vista ao estabelecimento de um chafariz na Praça Brandão de Vasconcelos.
Em Novembro de 1917, realiza-se a festividade de inauguração da capela da Senhora do Rosário, no lugar de Zendo, freguesia de Rossas.
Neste mesmo mês, é esboçado o projecto da instalação de um Museu de Arte Sacra numa das dependências do Mosteiro.
Em Maio de 1924, é retirado o portão que obstruía a passagem para o Terreiro.
Em Janeiro de 1928, realiza-se o concurso público para arrematação da construção de duas casas contíguas destinadas à habitação dos magistrados judiciais, a edificar à entrada da vila.
Em Junho de 1929, a Comissão Administrativa da Câmara Municipal delibera oferecer a cerca do Convento para lá ser instalado um posto zootécnico para apuramento de gado bovino da raça arouquesa.
Em Novembro de 1933, é inaugurado o actual edifício dos Paços do Concelho. No dia seguinte, inaugura-se o Museu de Arte Sacra de Arouca.
Em Março de 1938, foi inaugurada a energia eléctrica em algumas freguesias e vila de Arouca.
Em Maio de 1943, é inaugurado o Campo de Jogos dos Desportistas de Alvarenga.
Ainda neste mesmo mês, chega o telefone a Rio de Frades. O primeiro aparelho foi instalado nas minas pertencentes à Companhia Mineira do Norte de Portugal.
Em Junho de 1949, dão-se por concluídos os trabalhos de encanamento e cobertura do Rio Marialva, que atravessa pelo centro da Vila, numa extensão de 601m.
fonte: "A HISTÓRIA DE AROUCA EM DATAS", de A. J. Brandão de Pinho

Sem comentários: